"Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre..." Lc 1

(Conteúdo apenas informativo. Nunca dispense opiniões médicas!!)

Agora no Facebook

domingo, 27 de março de 2011

Parto Normal, um ato de amor ao seu filho!!!

Apesar de ter feito uma cesariana por falta de opção, eu apoio o parto normal, pois ele é uma declaração de amor ao seu filho e a você mesma!!!

 Parto Normal
 O parto normal ou vaginal por ser mais parecido com o fisiológico (parto natural)  tem vantagens sobre a cesariana. O corpo da mulher foi preparado para isso, a recuperação é muito mais rápida, há menor chance de hematomas ou infecções, menor risco de complicações para a mãe e menor chance de dor pélvica cronica.
Não pense que o parto normal é sinônimo de fortes dores, há técnicas hoje que as aliviam. Quando a mamãe chega ao hospital, vários procedimentos de rotina são realizados, como aferição de temperatura, pressão arterial e frequência cardíaca. Medidas como o edema (lavagem intestinal) e a tricotomia (raspagem dos pêlos pubianos) não são mais procedimentos de rotina.
Durante as contrações, o médico avalia a dilatação do colo do útero. Se as dores forem intensas, normalmente é aplicada uma anestesia peridural. Quando o espaço para o bebê passar for insuficiente, é realizada uma episiotomia, que consiste em um corte cirúrgico feito na região perineal para auxiliar a saída do bebê e evitar ruptura dos tecidos perineais.
Quando o colo do útero estiver dilatado por completo e as contrações tornarem-se muito fortes, as paredes do útero farão pressão sobre o bebê e, em conjunto com o esforço da mãe, impulsionarão a criança para fora.
Após o alívio da expulsão do bebê, há a saída da placenta onde o útero se contrai mais uma vez para expulsá-la.
A sutura da episiotomia quando necessária é feita imediatamente após o parto, cicatrizando em poucos dias.
Indução do parto - Se a gestação já passar de 40 semanas, se há incompatibilidade de Rh, em que a continuidade da gestação expõe a criança aos anticorpos, à diabetes, ao sofrimento da passagem mal-sucedida, ou quando acontece o rompimento prematuro da bolsa d'água, a indução do parto deve ser tentada.
A indução consiste em acelerar o trabalho de parto e pode ser feito através do rompimento precoce da bolsa ou com medicamentos.

Minha experiência com a Cesariana: NÃO RECOMENDO!!!

Sem querer assustar ninguém, mas apenas alertar, estou apoiando o parto natural pois o after disso tudo é dolorido, demorado e muito sacrificante. Vejo muitas mulheres PREFERINDO ESSA LOUCURA, que afinal de contas elas acham que é melhor porque não se sente dor!! Aff, inocente engano. Na hora realmente não se sente nada, mas depois a mamãe recém operada paga por todos os pecados dela nessa e nas outras vidas.
Tudo que me incomodou começou lá mesmo na maternidade, depois de umas 4h do parto quando acordei já comecei a me coçar, reação comum da anestesia. O ruim era que eu estava toda banadada na barriga e era justamente lá que coçava mais...fiquei toda arranhada de tantoooo que me cocei. Precisei de um escovão de banho, aahhhh como aliviava!!!
No primeiro dia não consegui levantar, a sensação era de estar amarrada pelo meio e de que tinham arrancado minha coluna fora, porque eu não tinha equilíbrio nenhum pra ficar de pé...fora que a cabeça rodou muito quando eu tentei...Fiquei de sonda, mas vieram retirar a meia noite na hora do meu banho. Não consegui levantar, mas fui arrastando os pés pro banheiro, pq tinha muita vontade de fazer xixi. Ahh esse é outro drama: urinar nunca foi na minha vida uma tarefa tão difícil e dolorida!! Devido a bexiga ficar espremida enquanto existe bebê dentro de vc, depois parece que ela vira algo grande e sanfonado, pq vc não sente ela no lugar certo. Se vc senta o xixi não sái, se faz posição de "Carla Perez" tipo, bota a mão no joelho e dá uma abaixadinha, ele desce sem você sentir...aff...parecia que eu tinha 2 anos, sem controle das minhas necessidades!!!
Em resumo, quando consegui andar não levantava direito a coluna pois me sentia realmente amarrada pelo meio, eram os pontos internos!!! as enfermeiras entravam no quarto a toda hora pra me darem um monte de comprimidos: antinflamatório, cicatrizantes, antipasmódico e analgésico, fora que eu também tomava um bem conhecido pra enjôo, o famoso Plasil. A minha médica pediu pra eu caminhar, realmente eu queria era sair correndo mas cada passo era dolorido demais...fora que as cólicas começaram bem cedo, assim que a gente começa a amamentar, o útero vai se contraindo devido os hormônios estarem sendo estimulados. Lá na maternidade ainda ganhei uma massagem, que delíciaaaaaaa!!! O ruim foi colocar a cinta, mas confesso que a sensação de linguiça amarrada era melhor do que me sentir toda solta, sem domínio da postura!!! Rss...aí fomos pra casa...
Em casa as adaptações pra fazer coisas simples como sentar e levantar do sofá, precisava de um curso intensivo antes!!! Tomar banho, tirar a cinta, fazer xixi, abrir uma geladeira, pegar algo no chão, eram tarefas quase impossíveis sozinha. Fora ter uma casa inteirinha pra tomar conta. Mas graças a Deus que me deu uma família perfeita, meu anjo da guarda que meu marido chama de mãe-da-guarda me ajudou muitoooo!!!! Veio e ficou com a gente o mês todo. Cozinhava, cuidava da casa perfeitamente, cuidava do meu filho, dava amor, trocava fraldinhas, cantarolava pra ele, e conversávamos muito. Era minha companhia 24h, pois meu marido lindo o Xandy ainda estava trabalhando. Levantava de madrugada junto comigo pra ver meu bebezinhu faminto, e só ia deitar quando estava tudo ok. Realmente cuidou de mim como uma filha, cuidou da minha casa como se fosse a dela, e cuidou do nosso pequeno mais do que se fosse apenas vó...era nosso anjinhu!! Rsss..
Mas óóó, infelizmente não é todo mundo que tem essa sorte!!! Essa aqui embaixo é nossa anja da guarda!! Vovó corujaaaa!!!
Se realmente lhe passa pela cabeça ser mãe, por favor, adote os métodos normais, porque ninguém inventou um melhor do que a natureza providenciou!!!


 PARTO NORMAL, EU DEFENDO COM UNHAS E DENTES!!!
FAÇA O MELHOR PRO SEU FILHO, FAÇA O MELHOR PRA VOCÊ!!!




3 comentários:

  1. Olá amiga li sua experiência e seu trauma hehehe...
    Enfim amiga acho que cada caso é um caso diferente.
    Por exemplo eu tive parto normal da Naty e tudo que vc sentiu tds as dores no pós operatório eu senti antes durante e depois hehehe, enfim o que quero dizer é que não é tão natural assim na prática, as dores são mto intensas sim, o corte perineal( que tb eu sofri) não é tão simples pois por ser em local abafado a cicatrização não é tãooooooo simples como dizem, tem o maior risco de contaminação por bactéras por se encontrar em local próximo ao anus e vagina licais com maior probabilidade de contaminação( assim o médico me disse) por ficar em lugar não exposto a cicatrização em si demora mais um pouco a não ser que vc fique literalmente de pernas pro ar o dia td hehehehe... Ir ao banheiro: criei uma tese, sempre é mto complicado, td vez que ia parecia que ia parir novamente, tb não consegui sentar pratiquei mto carla perez hehehe limpar? o papel sempre acaba agarrando nos pontos!!!!! e o medo de arrebentar? nuosssaaa...
    esforço? nenhum tb! sentar era mtoo comlicado criei uma técnica meio de ladinho apoiando a mão e quase deitando, levantar mesma téc. Enfim amiga se tratando de parto seja ele normal, cesárea, de cócoras, dentro da água nunca será tão normal, simples e indolor assim. Aquestão é que algumas pessoas tem mais facilidades que outras ex. minha vizinha tem 7 filhos de parto normal e segundo ela nunca sentiu dor.. acho que ela coste os filhos por baixo kkkk em outro caso minha sogra: teve dois filhos em cesárea e não sentiu praticamente nada, até na recuperação! Nos dois casos respeitando tds os limites claro... que sinceramente no resguardo temos mtosssssssssss... Tive uma filha em P.N e nunca mais terei outra vc teve P.C e pelo que vejo tb nunca mais irá querer outra vez hehehe... Duas situações diferentes.
    O que quero expressar é que não se deve criar ilusões em nenhum dos casos que será tão simples e fácil ahhhh já ia me esquecendo vc teve o escovão como companheiro e ficou amarradona né.. e eu com os pontos todos na minha bichinha que por sinal tb coçava mto e coçar como, olha que situação é quase uma tragecomédia kkkk...]
    Beijos amiga e fica na paz, mta saude e paz para vc e sua linda família!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eline e Alexandre,

    Adorei o blog, está liindo!!
    Olha, também sou defensora ferrenha do parto normal, no meu primeiro parto também tive episiotomia (corte) e intervenções desnecessárias, como pernas nos estribos, bolsa estourada pela médica... já no segundo meu filho nasceu maravilhosamente, sem nenhuma intervenção, desmistificando que nenê não pode nascer com cordão enrolado... o meu nasceu e muito bem, obrigada!! Foi quase indolor, talvez pela preparação psicológica desde o início do parto.
    Olha, li vc dizendo que o parto deve ser induzido a partir das 40 semanas, mas o meu primeiro nasceu de 42 semanas e 1 dia e o segundo de 41 semanas, sem indução. O ultrason às vezes erra, o bebê nasce quando tem que nascer. Se os batimentos cardíacos estão ok, então não há problema.

    Eline, também teria tido problemas com amamentação se não fosse a ajuda das enfermeiras, que me fizeram enfiar o peito com aoréola e tudo na boca do meu filho e segurar, pois ele queria pegar só a pontinha... assim ele aprendeu a mamar direito e eu não desisti com a dor.

    Quanto aos pontos da episiotomia, CIANA... não se limpa os pontos nem suas proximidades com papel higiênico... mas com áaagua!!! Porisso vc deve ter sofrido com os seus. Os meus caíram em 3 dias. E, querida... leia mais, se informe, o risco de infecção, mortalidade infantil e complicações hospitalares é muuuito maior em partos cesariana!!!! Procure dados do Ministério da Saúde e OMS, estão disponíveis na internet. Ambos preconizam o parto natural e HUMANIZADO. O seu certamente não, foi, como o meu primeiro também não foi. Mas, garanto a vc... o parto humanizado é tudo de bom!! No mais, depois do parto normal a gente pode tomar banho sozinha, segurar o filhote no colo sem dor, andar... sorry... mas não dá pra comparar recuperação de cesárea com o de normal.

    Eline e Alexandre, parabéns pelo blog e pelo filhote lindão!!!

    Bjs!!

    Milena.

    ResponderExcluir
  3. Quanta bobagem. Esse tal ato de amor quase me mata e mata minha filha. Ato de amor é cuidar do seu filho. Se nasce da barriga, se sai pela vacina é irrelevante. Parem de falar merda

    ResponderExcluir

Olá tudo bem?! Deixe teu email pra eu te responder?! Ficarei feliz em retribuir!! Estamos no Facebook, Nosso Projetinho Perfeito, passa lá e deixe seu comentário ou encontre a resposta da sua dúvida!!! Informação pode salvar vidas!!!

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito
Clique no ícone amarelo para o Facebook
E-familynet.com Ticker

Total de visualizações de página