"Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre..." Lc 1

(Conteúdo apenas informativo. Nunca dispense opiniões médicas!!)

Agora no Facebook

domingo, 27 de março de 2011

Amamentação dói sim!! Mas não desisto!!

Que amamentar sempre foi meu sonho desde que esse pequeno apareceu dentro de mim, isso eu nunca tive dúvidas. As dúvidas apareceram quando comecei a amamentar e mesmo isso sendo mágico começaram os incômodos e as dores, sensações inexplicáveis. Sempre li a respeito de preparar o seio na gestação, pra *engrossar* a pele e não *rachar* o bico e tal...eu tentei, mas não foi o bastante. Fiquei muito feliz do Gabriel mamar bastante e muito. Nos primeiros dias ele mamava 15 minutos e dormia mais de 4 horas, de dia e de madrugada. É um bebê que dorme bem e é muito calmo, graças a Deus. Mas as mamadas foram ficando cada dia mais longas, e meu peito começou a sofrer. Rachou, ficou na carne viva e quando ele ia pegar eu via estrelas, cometas e galáxias...Li muitos blogs e sites médicos pediatras, etc. Orientavam que a *pega certa NÃO DÓI*. Só fui compreender isso mais tarde, depois que apoiava ele certo e doía menos. Menos, mas isso de não doer, definitivamente não existe!!!
E a sensação não era tão boa como eu pensava que seria. Era um misto de felicidade e dor insuportável, que confusão, uma dor prazerosa...
Acordar de madrugada para amamentar é uma tarefa árdua, driblar o sono e a moleza do corpo, quando não acontece do sono ir completamente embora. Ficar com os braços dormentes segurando o bebê, com medo de deixá-lo cair, também. Foi quando veio a dor que eu descobri que mãe sofre mesmo no paraíso. Valorizei todas elas por amamentar. Descobri que estava entrando no meu maior desafio, e gostava muito disso. Meu sacrifício era em prol de alguém tão inocente, isso me purificava. Mas a dor era intensa!! Caramba, eu tinha que morder um pano, alguma coisa, pra não acordar meu marido, nem minha sogra, quando ele *pegava* o bico. A pega dele era completamente errada, mas eu não conseguia, não resistia à dor, não tinha forças para tentar fazê-lo *pegar* certo. Ele às vezes pegava o bico da maneira certa e "despegava" para abocanhar do jeito que gostava (só o bico). Eu berrava, mas depois de alguns segundos, a dor passava. Tinha sangue na fraldinha dele, sangue que ele mamava junto com o leitinho. Tentei de tudo: concha pra evitar o contato com a roupa e não abafar, álcool 70%, pomada Lanidart, usei compressa Mamare e não cicatrizava, só aliviava, uma verdadeira via crucis .

Mas a dor foi desaparecendo, Gabriel foi acertando a *pega*, os seios foram se acostumando... 
Minha felicidade era acordar de madrugada, e pela manhã estar exausta e ver ele alimentado e feliz. Mas ele sempre foi muito bonzinho, dormia a tarde e me permitia descansar. 

Daí, o cotidiano foi começando a se ajustar, mas tinha alguma coisa errada comigo, sentia um pânico na hora de dormir, tinha pesadelos e sonhava coisas ruins, acordava muito mais morta com farofa e maionese juntoooooo . Simplesmente estava tão cansada que não conseguia descansar...me senti frouxa, fraca e molengaaa, mas havia algo errado, sentia também vontade de chorar...e chorava no travesseiro...coisas loucas...Me sentia incapaz como mãe de suportar a carga, mas não era bem assim...
Comentei com o Xandy sobre minha indisposição e meus pesadelos, comentei com minha sogra também, ela chegou a achar que fosse pela quantidade excessiva de medicamentos, que eu também achei muita coisa. Continuei tomando os mesmos comprimidos que tomei no hospital, mas não entendia porque eu estava tomando remédio pra enjôo se eu não senti nada. Enfim... Quando falei com ele, cheguei a me descontrolar e chorar muito, por alguns instantes pedi desculpas por sentir aquilo, mas estava desesperada achando que estava com depressão pós parto. Eu não queria aquilo, muito menos sentir rejeição pelo meu filho, mas tava tudo misturado dentro de mim, que vontade louca de desaparecer...Me sentia um monstro!!
Foi aí que o Xandy pesquisou sobre os medicamentos e descobriu que justamente o Plasil que supostamente era pra enjôo causava forte distúrbio no sistema nervoso levando a depressão e aos sintomas da síndrome do pânico. E a obstetra havia passado o remédio pra incentivar o leite a descer. Tá escrito na Bula do Plasil: Foram relatados casos de depressão mental em pacientes com ou sem história prévia de depressão. Os sintomas variaram de grau leve a grave, incluindo a concepção de ideias suicidas e em alguns casos até mesmo o suicídio. A metoclopramida não deve ser administrada a pacientes com história prévia de depressão, a menos que os benefícios esperados superem os possíveis riscos.
Aí somando a baixa de hormônios pós-parto com tudo isso, a dor de amamentar e o sono, tinha que ficar louca né...credoooo,  mulheres mamães não tomem pelo amor de Deus!!! O leite desce normalmente, porque a natureza é perfeita!!!
 Aí descobrimos o porque, parei de tomar e fiquei muito melhor. Não precisei mais pois tinha leite abeça, estava até doloridíssima com os seios duros de tanto leite. 
Aí, minhas noites e manhãs e tardes ficaram maravilhosas, meu humor voltou, acordava bem disposta e tudo ficou muito bem...É muito gostoso sentir o apoio da família quando o sentimento é confusão e desespero...obrigada sogrinha, obrigada meu amor pela compreensão!!!

Persisti e consegui vencer a dor, por você meu anjo, pelo prazer que tenho em te alimentar, pela força que seus olhinhos nos meus me dão, pelos sorrisos tão puros que você dá quando termina de mamar, é como se estivesse me agradecendo. Não existe premiação melhor do que saber que você terá bastante saúde e que nosso laço está cada dia mais forte!!!
Te amo!
Minha luz!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu não pude amamentar, só consegui por 1 mêz por meu leite empedrou, ela não pegava os dois seios e ai não dava vazão, tb eu tinha mtooo leiteeee... acabei ]tendo que tomar mtos antibióticos e suspender a mama. O pediatra passou Nam porem a bixinha gritava de fome a noite toda, dai resolvi ouvir os belos conselhos da minha mãe... Filha na minha época as crianças eram criadas com leite de vaca e leite ninho e nunca tinham nenhum problema...o que eu fiz? Leite ninho nela, o que aconteceu? Fui feliz para sempre, dormia a noite toda, nunca teve uma doença infantil, nunca fui parar no hospital com ela... Lembrando esse foi meu caso... Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  3. Eline,

    parabéns pela persistência!!! Parabéns, parabéns, parabéns!!!

    CIANA... que pena que seu filho não mamou... que pena que o pediatra não soube te orientar, pois o leite tem anticorpos e antígenos (como as vacinas) e nutrientes especiais para os nossos filhotes. O leite ninho e o leite de vaca, nem tampouco o nan, nunca vão ser tão bons como o leite materno, tanto que não são recomendados como substitutos do leite materno, que é recomendado até os 2 anos ou mais (isso está escrito nas embalagens de leite)!! No mais, amamentar cria um vínculo muito especial com a mãe e o bebê e isso, querida... só percebe quem amamenta...

    Meu primeiro filho, hoje com 7 anos, mamou até 2 anos e 3 meses. Antibiótico? Nunca tomou. Quase não adoece. Aprendi com a minha mãe, que leite materno é muito importante, pois também mamei e aos, 24 anos tomei antibiótico pela primeira vez (nem sabia se era alérgica). Aos 30 tomei pela segunda.

    Bem, o Ministério da Saúde e a OMS também preconizam a amamentação, embora os pediatras continuem recomendando alguns absurdos, como a substituição do leite materno no período noturno pra mãe poder dormir.

    Eu desobedeço os pediatras, prefiro acordar à noite pra amamentar e não pra cuidar do meu filhote doente, com dorzinha de barriga, com prisão de ventre...

    Eline, mais uma vez... parabéns!! Sei que não é nada fácil amamentar com o seio dolorido e machucado... mas a sua insistência é um gesto lindo de amor ao seu filho!!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir

Olá tudo bem?! Deixe teu email pra eu te responder?! Ficarei feliz em retribuir!! Estamos no Facebook, Nosso Projetinho Perfeito, passa lá e deixe seu comentário ou encontre a resposta da sua dúvida!!! Informação pode salvar vidas!!!

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito
Clique no ícone amarelo para o Facebook
E-familynet.com Ticker

Total de visualizações de página