"Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre..." Lc 1

(Conteúdo apenas informativo. Nunca dispense opiniões médicas!!)

Agora no Facebook

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ser pai é participar!!

"Ser pai é participar" É uma frase muito estimulante para os papais babões que ficam muito perdidos quando esses pequenos nascem.
Outro dia, o Alexandre pegou o Gabriel assim que acordou, e me deixou dormir mais durante a manhã. Fofo da parte dele. Acordei com o silêncio e fui rápido à sala e me deparei com uma cena: havia uma mamadeira vazia no sofá, Gabrielzinho todo sujo de golfo, sem fralda trocada, deitado solto sobre o peito dele, e ambos dormindo. Eu não costumo dar a mamadeira depois que amanhece pra ele não desacostumar com o peito, deixo ele arrotar antes de dormir, pra não golfar e jamais deixo ele solto, pois ele dá uns pulinhos perigosos. Ou seja, tudo errado!! Mas acabei que me derreti com a cena, pois o Biel estava calmo, dormindo profundamente, feliz da vida e eram quase meio dia!!! Por isso resolvi vir aqui e falar do pai maravilhoso que é o Alexandre!!!
  
Antes do meu filho nascer eu sempre escutava que após o nascimento do bebê a responsabilidade era basicamente da mãe, que tudo era o full time mother, que o pai servia apenas para dar um apoio moral pois não se envolvia e não curtia tanto esse comecinho como nós . Eu sempre achei lindo os pais que via enlouquecidos por seu bebê ajudando a mãe a cuidar, a pegar, a trocar. Mas confesso que no fundo não esperava isso do meu marido. Achava que provavelmente ele só conseguiria criar um elo e se apaixonar por nosso filho bem mais para frente. Pois apesar de sempre querer muito ter um filho, nunca demonstrou ser daqueles homens naturalmente jeitosos com criança. Mas prometi que tentaria envolve-lo nos cuidados com ele sem forçar nada, deixando livre para ajudar quando sentisse vontade.
Mas concordo que como as mães, tudo que eles se dedicam a fazer no nascimento deles é puro instinto, pena que nem todos aproveitam esse sentimento. Confesso que tinha receio de como meu marido lindo, iria reagir com o nascimento do Gabrielzinho. Pra minha felicidade e do Bielzinho, fui surpreendida positivamente. Desde o início, ele está muito presente. Foi ele quem suspeitou da gravides, foi ele quem me estimulou a fazer o exame. Durante a gestação esteve do meu lado o tempo todo, me mimando, me dando amor, carinho, e principalmente compreensão. É lógico que ficamos doidas com tantos hormônios agindo dentro da gente e eles ficam mais ainda sem saber o que fazer. Mesmo quando ele não sabia o que fazer, simplesmente não fazia nada, ficava ao meu lado quietinho e ali comigo. Meu companheiro, meu apoio, meu amor. 
E com o Gabrielzinho eu sempre questionava se o pai pegaria ele no colo, sem a gente pedir...e foi a cena mais gostosa que vi depois que acordei do parto: ele pegando o Bielzinho no colo e me mostrando nosso pedacinho de luz!!! E ele foi se saindo super bem, e me surpreendendo cada dia mais!!! kkkk

Nas trocas de fraldas, no colo que ele sempre gostou de dar, mesmo ainda tendo dificuldades em manipular o Biel, pois ele era muito molinho. Na dedicação em dar atenção a ele, a mim, em tudo que necessitamos.
O apoio que ele me deu enquanto estive internada foi indescritível.
Durante a madrugada ele acorda, mesmo que seja pra olhar o Biel mamar. Sente minha dor enquanto amamento, parece que realmente dói nele. Rss...Uma vez disse querer dividir essa dor ou senti-la por mim...
Aí eu me perguntei, será que era possível ele ser mais participativo que isso? Ahh dava sim, porque ele sempre me surpreende. Ele participa da amamentação junto comigo. E olha que ele ainda não leu nada a respeito. 
Mas como um pai pode participar da amamentação?? Simples, estando ao lado, dando conforto ao bebê acariciando-o enquanto mama. Sendo atencioso, conversando enquanto o faminto está de olhos bem abertos, abraçando a mãe enquanto ela amamenta, e até mesmo levando água pra ela, porque amamentar dá um sede horrorosa!! Assim o bebê entende que a relação entre ele e a mãe tem uma terceira pessoa que está sempre presente e sendo necessária. Que essa terceira pessoa também tem um laço muito estreito com ele. Agindo assim, o pai mais presente, encurta o período em que a criança somente entende que tem um elo só com a mãe.


E onde eu aprendi isso? Aprendi com ele. Com meu amigo, com meu companheiro, com meu amor. É assim que ele participa mais ainda. É assim que ele tá do nosso lado, e o Biel sente muita falta quando ele não está...fica de olhos cumpridos olhando pro nada, como se fosse na direção que ele costuma ficar fazendo gracinhas pra ele. E a ajuda não pára por aí não: inclui lavar fralda de pano no tanque premiadíssima pelo bumbumzinho fofo do Biel, inclui lavar o próprio Biel no tanque, inclui fazer arroz maravilhoso que ele aprendeu a fazer, e um macarrão também!! Inclui colocar a janta e fazer as mamadeiras sempre que está em casa, inclui varrer a casa, inclui colocar a roupa pra lavar e estender, inclui arrumar nossa cama quando levantamos de manhã, inclui dá as mamadeiras ao nosso filhote de madrugada pra eu dormir, inclui fazer meu café mesmo que eu acorde 13h, inclui colocar Biel pra arrotar, mesmo que tome um banho de golfo, inclui ele chegar do trabalho e depois de um dia inteiro com o Biel, ele me chama de linda, gostosa e diz que me ama...e olha que a maioria das vezes eu me encontro sem tomar banho, com meus sutiãs de amamentar aparecendo fora da roupa, sem brincos, com os cabelos desgrenhados e presos de qualquer jeito, sem maquiagem, mostrando toda minha olheira profunda e tenebrosa, e minha branquelice...kkkk!!! Ahhh inclui taaaanta coisa!!!


Vim aqui dizer que ele é um pai perfeito!!! Que se supera a cada dia, que presta atenção nos menores detalhes e se dedica como nunca!!! Que o esforço que ele faz é reconhecido pelo nosso pequeno, e por mim, que fico emocionada cada vez que o vejo se metendo a besta e tentando coisas novas, sozinho...rsss.

Amamos você, pai, amor, amante...infinitamente!!
Obrigada por existir!!!

PS: Tomei coragem e coloquei essa foto onde minha careta tá horrorosaaaa, pra vc ver que por vcs eu faço tudo!! Hehehehehe!!!

6 comentários:

  1. Eline, muito legal seu texto. E muito emocionante também.
    bjs aos 3, vovo babão

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Jorge, ele merece muito mais que isso!!! Meu companheiro é perfeito!!! kkk Bjus

    ResponderExcluir
  3. AHHHH Pai tem que participar....
    Parabéns pois hj em dia isso é muintissimo raro...o papai dos meus bbs participou e participa muiito...rsrsrs é tão gostoso ver como eles babam em cima não é?
    beijo grandes nessa familia liiiindaaaaaa.

    ResponderExcluir
  4. Ei Eline, adorei!!! tambem vou fazer um.
    Mas primeiro vou fazer o bebe!!! jejeje

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Se vale uma sugestão. Elogie a cada vez que ele fizer algo excepcional em relação ao bebe. Nós homens também gostamos de elogio e nos sentimos estimulados a continuar fazendo mais e mais se somos pelo menos notados.

    ResponderExcluir

Olá tudo bem?! Deixe teu email pra eu te responder?! Ficarei feliz em retribuir!! Estamos no Facebook, Nosso Projetinho Perfeito, passa lá e deixe seu comentário ou encontre a resposta da sua dúvida!!! Informação pode salvar vidas!!!

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito
Clique no ícone amarelo para o Facebook
E-familynet.com Ticker

Total de visualizações de página