
Todo o corpo dele está coberto por uma substância branca gordurosa chamada vernix caseosa, que protege a pele durante a sua longa imersão em líquido amniótico. Na hora do parto, este macio revestimento também facilitará a passagem pelo canal.
O Gabriel já engole mais, o que constitui um bom treino para o sistema digestivo. Começou também a produzir mecónio, uma substância preta e pegajosa composta por células mortas, secreções digestivas e líquido amniótico ingerido. É o primeiro cocôzinho!! Rs...
Este mecónio vai-se acumulando nos intestinos e fará a sua aparição na primeira fralda suja do bebé (embora alguns bebês o eliminem no útero ou durante o trabalho de parto).
Agora o Gabriel já tem estabelecido padrões de dormir similar a um recém-nascido. Ele vem me acompanhando em muitas horas, percebo. Acordo e logo em seguida ele dá os primeiros indícios de que também despertou. Dorme bastante durante a tarde, período que estou repousando o almoço, mas não chego a dormir. Acorda quando anoitece, se mexe, faz as estripulias dele, chuta bastante, chega até se esticar todo por várias vezes, até a hora de me deitar. Já se acostumou com a massagem na barriga que faço no banho, e depois passando os cremes. Ele vai se acalmando, pois sinto seus movimentos mais suaves, e tranquilos. Por vezes, bem lentos, até ele ficar bem quietinho. É a hora de mimir. Muitos bebês já têm uma posição preferida para dormir.
Alguns tiram uma soneca com o seu queixo descansando sobre seu peito, enquanto outros tiram um cochilo com a sua cabeça para trás. O Gabriel se encolhe. Na última ultra ele estava deitadinho, encolhido com a barriguinha pra baixo. Quase não o sinto na barriga de tão quietinho e emboladinho. Quando desperta, o sinto o tempo todo quase inteirinho. Muitos bebês nessa idade já tem ciclos de sono e atividades, de modo que poderemos saber antes de sua chegada, se teremos uma coruja da noite ou um pássaro da manhã.
Acho que ele será tranquilo. Não têm me acordado durante a noite. Dormimos muito tranquilamente.
Meu anjinho já tem personalidade. E é a pessoazinha mais interessante que conhecemos. Como nos impressiona.
Essa semana o pai o sentiu pela primeira vez. Ficou todo bobo.
Hoje, ele sentiu novamente. Na hora do jogo do Flamengo, estavam torcendo juntos, rs...adora uma bagunça com o pai...como se entendem!!!



















Ai que fofo!!!! Que felicidade esse momento tão mágico do Gabriel!! E de vocês também, claro!
ResponderExcluirBeijo grande!!!!!