"Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre..." Lc 1

(Conteúdo apenas informativo. Nunca dispense opiniões médicas!!)

Agora no Facebook

domingo, 26 de setembro de 2010

20 semanas!!! Metade do caminho já!!!

Já cheguei a meio da gravidez. Meu filho pesa agora cerca de 300 gramas. Tem cerca de 16,50 centímetros de comprimento, da cabeça até o bumbum, e cerca de 25,5 centímetros da cabeça ao calcanhar. (Nas primeiras 20 semanas, utilizamos a medida do topo da cabeça do bebé até o bumbum).
E como mexe esse menino!! Adora músicas, de preferências as bem fortes e já percebo a diferença do toque dos pezinhos e da cabeça, são bem diferentes.
 Todo o corpo dele está coberto por uma substância branca gordurosa chamada vernix caseosa, que protege a pele durante a sua longa imersão em líquido amniótico. Na hora do parto, este macio revestimento também facilitará a passagem pelo canal.
O Gabriel já engole mais, o que constitui um bom treino para o sistema digestivo. Começou também a produzir mecónio, uma substância preta e pegajosa composta por células mortas, secreções digestivas e líquido amniótico ingerido. É o primeiro cocôzinho!! Rs...
Este mecónio vai-se acumulando nos intestinos e fará a sua aparição na primeira fralda suja do bebé (embora alguns bebês o eliminem no útero ou durante o trabalho de parto).

Agora o Gabriel já tem estabelecido padrões de dormir similar a um recém-nascido. Ele vem me acompanhando em muitas horas, percebo. Acordo e logo em seguida ele dá os primeiros indícios de que também despertou. Dorme bastante durante a tarde, período que estou repousando o almoço, mas não chego a dormir. Acorda quando anoitece, se mexe, faz as estripulias dele, chuta bastante, chega até se esticar todo por várias vezes, até a hora de me deitar. Já se acostumou com a massagem na barriga que faço no banho, e depois passando os cremes. Ele vai se acalmando, pois sinto seus movimentos mais suaves, e tranquilos. Por vezes, bem lentos, até ele ficar bem quietinho. É a hora de mimir. Muitos bebês já têm uma posição preferida para dormir.
Alguns tiram uma soneca com o seu queixo descansando sobre seu peito, enquanto outros tiram um cochilo com a sua cabeça para trás. O Gabriel se encolhe. Na última ultra ele estava deitadinho, encolhido com a barriguinha pra baixo. Quase não o sinto na barriga de tão quietinho e emboladinho. Quando desperta, o sinto o tempo todo quase inteirinho. Muitos bebês nessa idade já tem ciclos de sono e atividades, de modo que poderemos saber antes de sua chegada, se teremos uma  coruja da noite ou um pássaro da manhã.
Acho que ele será tranquilo. Não têm me acordado durante a noite. Dormimos muito tranquilamente.
Meu anjinho já tem personalidade. E é a pessoazinha mais interessante que conhecemos. Como nos impressiona.
Essa semana o pai o sentiu pela primeira vez. Ficou todo bobo.
Hoje, ele sentiu novamente. Na hora do jogo do Flamengo, estavam torcendo juntos, rs...adora uma bagunça com o pai...como se entendem!!!

 














              















Um comentário:

  1. Ai que fofo!!!! Que felicidade esse momento tão mágico do Gabriel!! E de vocês também, claro!
    Beijo grande!!!!!

    ResponderExcluir

Olá tudo bem?! Deixe teu email pra eu te responder?! Ficarei feliz em retribuir!! Estamos no Facebook, Nosso Projetinho Perfeito, passa lá e deixe seu comentário ou encontre a resposta da sua dúvida!!! Informação pode salvar vidas!!!

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito
Clique no ícone amarelo para o Facebook
E-familynet.com Ticker

Total de visualizações de página