"Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre..." Lc 1

(Conteúdo apenas informativo. Nunca dispense opiniões médicas!!)

Agora no Facebook

terça-feira, 2 de agosto de 2011

MAREVAN, COMO AGE NO ORGANISMO?

ANTICOAGULANTES (Marevan, Coumadim, Marcoumar)
Estas medicações são usadas em pacientes que apresentam processos de trombose de veias em membros inferiores, embolias, próteses metálicas cardíacas, fibrilação atrial (arritmia cardíaca).
Elas inibem a síntese de alguns fatores responsáveis pela coagulação do sangue.
Efeitos colaterais:                                                                                                                              
>> Hemorragias, alergia, intoxicação hepática, queixas digestivas (em geral bem toleradas).
Monitoramento da dose= estas medicações são controladas pela realização de exame de sangue para dosar TAP + INR (semanal no 1º mês de uso e quinsenal apartir do 2º mês).

Cuidados especiais:                                                                 
- tome a medicação sempre no mesmo horário. Preferencialmente no final da tarde.
- se esquecer de tomar o remédio e lembrar mais tarde, no mesmo dia, tome assim mesmo. Caso lembre que esqueceu no dia seguinte, não tome dose dupla.
-Você não está proibido de tomar bebida alcoólica, todavia, não deve exagerar na quantidade. Se o seu organismo receber excesso de álcool, será como se você tivesse tomado uma dose extra de anticoagulante oral, assim, se você realizar um exame de TAP e INR cerca de 2-3 dias após uma forte ingestão de bebida alcoólica, é muito provável que o valor de INR tenha subido além do limite superior da faixa desejada; isto ocorre porque o álcool aumenta a ação anticoagulante da varfarina. Pacientes em uso de anticoagulante oral não deve exceder a dois copos de cerveja ou um dose de uísque.
-evitar injeções no músculo, não andar descalço, cuidado com uso de materiais cortantes.
-observe o aparecimento de manchas roxas, urina com sangue, sangramento nasal. Em caso positivo, comunique seu médico.
-Coma diariamente a mesma porção de vegetais verdes (ricos em Vitamina k  e alho. Estes interferem diretamente no efeito do remédio, reduzindo ou aumentando seu efeito.
-Alimentos ricos em gordura reduzem o efeito dos anticoagulantes.
-Medicamentos que aumentam o efeito dos anticoagulantes= AAS, alopurinol, amiodarona, analgésicos opióides, aminoglicosídeos e macrolídeos, antidepressivos tricíclicos, antinflamatórios, paracetamol, clopidogrel, ticlopidina, penicilina G e cefalosporinas, corticóides, fibratos, estatinas, hipoglicemiantes orais.
-Medicamentos que reduzem o efeito dos anticoagulantes= álcool, laxantes.
- O INR deve ser dosado sempre no mesmo laboratório. Preferir laboratórios que realizam os exames no local (a demora na realização do exame pode modificar o resultado). Atualmente existem aparelhos produzidos pela Roche que podem fazer este controle em casa. Infelizmente o preço ainda é um limitante.
Todo o exame de INR deve ser passado por Fax ao médico, no mesmo dia da coleta, para as medidas necessárias.
-Sempre que você necessitar realizar algum procedimento cirúrgico ou extração dentária, seu médico deve ser comunicado com grande antecedência para que ele prepare você para estes procedimentos. É fundamental que você informe seu dentista do uso de anticoagulante oral, pois, a decisão de suspender o tratamento em caso de extração dentária deve ser tomada em conjunto pelo médico e o dentista.
 
-O anticoagulante oral deve ser suspenso imediatamente após a confirmação da gravidez devido ao elevado risco de má formação do feto.
- Em caso de sangramento, comunique-se imediatamente com o seu médico. A maior probabilidade é que o nível de anticoagulação esteja acima do desejado e a conduta inclui a suspensão temporária ou redução da dose do anticoagulante, porém somente o seu médico poderá orientar a redução ou suspensão temporária do medicamento. 
 Na minha experiência resolvi radicalizar para não ter mais problemas com relação a dose da medicação. Quando estava internada tentado alcançar a dose necessária, tive notícias de uma paciente que chegou ao hospital em que eu estava com INR acima de 10, e já apresentava forte hemorragia. Menstruou e não parava mais de sangrar, já tinha tido vários desmaios, e estava com anemia aguda. Ela teve trombose após o parto assim como eu, mas já faziam 2 anos.
No meu caso todas as fontes de vitamina k foram retiradas, exceto temperos, que são doses mínimas. Não tomo álcool nenhum, e pra evitar anemia, como bastante ferro, e pra facilitar a absorção do ferro, muuuito suco de laranja. A vitamina C ajuda a fixação e absorção da ferro, evitando a anemia. Com isso a dose do medicamento têm se mantido em 6 mg, e não tenho efeitos colaterais, graças a Deus. No início tive muito cansaço pois já tinha anemia da gravides, mas depois foi normalizado.

Fontes, acesse os links:

>>EFEITOS COLATERAIS DE MAREVAN - Bula MAREVAN


258 comentários:

  1. Estar dificil p/ mim eu tomo Marevan a 1ano e 6meses porque tive infarto mesentérico,e neste momento estou com uma crise de dor na região lombar de não poder andar direito.Devido o Marevan eu não posso tomar antiflamatório.
    Gostaria de saber a sua opinião.O que eu faço?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, primeiro comunique isso ao seu médico. Dores intensas é de deixar a gente louco. Se vc faz exames constantes e seu INR está ok, os médicos podem passar um remédio que te auxilie nessa dor. Tenho dores nas costas, mas musculares e o Dorflex alivia bastante.
      Espero ter ajudado, boa sorte.

      Excluir
    2. Oi eu tbem tomo marevam tive tromboembolia pulmonar e tbem tenho essas dores e tomo paracetamol e toragesic o medico permitiu,,,espero q ajude

      Excluir
    3. Obrigada, Sirlei. Mas não sinto mais dores. Foi só na época. :)

      Excluir
  2. eu tenho dor igual a sua e tomo maravam tbm se a dor for muito forte e não passar em 3 dias com ante inflamatorio toma corticoide que passa na hr no mesmo dia assim vc não fica sujando a sangue e fica bom em uma tacada só...

    ResponderExcluir
  3. Estou tomando o Marevan a uns 3meses,e durante a esse periodo estou sem apitite sexual, será q isso é por causa do medicamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Acho que pode até ser psicológico, pois o Marevan não tem nnehum intereção em relação ao apetite sexual.. Você pode estar num período estressante também. Não é fácil ficar controlando uma doença crônica e ficar sempre relaxado. Se persistir, procure um médico Clínico Geral, ele pode te indicar uma averiguação do seu caso de maneira específica.
      Boa sorte!

      Excluir
  4. tbm fiquei sem apetiti sexual e gostaria de saber se posso beber aulguma coisa alem de agua e suco nesse natal como uma cervejas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que o álcool, quando bem administrado não tem muitas influências no medicamento. Mas informe-se da quantidade que você pode beber. Afinal, o álccol pontencializa o remédio, que pode levar ao aumento do seu INR e causar hemorragia.
      Boa sorte!

      Excluir
  5. Pesquisem os novos medicamentos que foram e serao lancados no mercado , como o Xareltu. Mas conversem muito com seus medicos. Sao medicamentos novos e nao deu tempo de saber todos os efeotos colaterais. Tomo Marevan, pois acham q em meu caso, trombose, ainda e melhor.abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, obrigada pela dica!!
      Sempre bem vinda novas informações!
      Bjus

      Excluir
    2. os efeitos são os mesmos, a diferença é que o Xareltu é absurdamente mais caro. Ontem conheci um tal de Brilinta, também com os mesmos efeitos e 200 reais mais caro. para uma terapia de um ano, fica bem complicado comprar esses novos medicamentos. Realmente o Marevan é a melhor opção e com custo beneficio.

      Excluir
  6. OLÁ ALEXANDRE. BOA NOITE. ALEXANDRE, SOU USUÁRIO DE MAREVAN 5MG, 1 COMP. P/DIA. ESTOU FAZENDO O CONTROLE QUINZENAL DE TAP, ELE ESTÁ DENTRO DO PEDIDO. ESTOU COMENDO BASTANTE VERDE E COMECEI A MELHORAR BASTANTE. ALEXANDRE, SEI QUE NÃO POSSO TOMAR VÁRIOS MEDICAMENTOS E MINHA MÉDICA ME DEU O DORFLEX PARA TOMAR EM CASO DE DOR., MAS EU PRECISO TAMBÉM DE ANTIBIÓTICO, POIS TENHO ALGUNS FURUNGOS NO CORPO, PRINCIPALMENTE NA BUNDA E ESTOU COM MEDO DE ELES ARREBENTAREM E COMEÇAR UM SANGRAMENTO??? O QUE FAÇO???? MEU EMAIL italianzambonetti@gmail.com. obrigado e fico num aguardo. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, procure um médico. Se está tudo dentro do controle de TAP, pode ser que leh passem o antibiótico. E se vc está controlado, não há ameaças de hemorragia. A Hemorragia é apenas no caso de doses muito aumentadas e que o INR esteja muito alto!
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Tomo marevam 05 mg à 18 anos meio comprimido ao dia controlo o INR todo mês o seu inr deve estar entre 2-3 e no maximo 2,5 - 3,5 , pequenos sangramentos é normal para dor uso o tylenol e anti biotico o amoxilina de 500 mg, nada esagerado



      isso os sangramentos as verduras de cor verde escuras não são bem vistas para nós

      Excluir
  7. TOMO MAREVAN A MAIS DE UM ANO, MEIO COMPRIMIDO DE 5MG AO DIA MENOS AOS DOMINGOS, CONSIGO MANTER O NÍVEL PT, INDICADO PELO MÉDICO. NÃO FAÇO DIETA ALGUMA, ATÉ ABUSO UM POUQUINHO DO VINHO, NÃO SINTO DORES CONFORME COMENTARAM, GOSTARIA DE NAO PRECISAR TOMAR NADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,que bom que não teve nenhum outro problema. Seria muito bom, se todos nós podéssemos nos livrar de qualquer medicamento!
      Obrigada por particpar.
      Bjus

      Excluir
  8. Olá sou nutricionista e estou com dúvidas em relação a interação dos alimentos com o marevan, no caso do paciente fica totalmente exceto de vegetais folhosos?
    cleziamaria@hotmail.com
    aguardo resposta obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clezia, sobre os alimentos que interferem no Marevan, vamos lá.
      Quando eu fui informada dessa intervenção que os alimentos podem fazer, os médicos sempre disseram que eu não era proibida de comer nada que tivesse vitamina K, como a maioria dos vegetais verde escuro, e algumas excessões como repolho, morango, etc.
      A vitamna K é um coagulante e age contrariando o efeito do Marevan. Há uma lista extensa de alimentos com maiores concentrações, mas o mais comentados são os folhosos. Os médicos sempre afirmaram que eu poderia continuar comendo as mesmas porções que comia antes. Porém, o remédio é muito sensível a modificações na alimentação (pelo menos comigo se apresentou desta maneira). E havendo essas modificações é necessário realizar mais exames de controle do tempo de coagulação, o TAP. E se der alterado, os indicadores não estiverem entre 2 e 3, é preciso mudar a quantidade do Marevan, aumentar ou diminuir. No meu caso, eu comia, mas ficava toda semana no laboratório, e isso estava me cansado. Fora que ligar por médico quase toda semana também fica chato. Aí decidi comer, muito menos do que comia e muitas vezes evitava comer, pra permanecer com a mesma dose. Vou te dizer que era muito contraditório uma pessoa sentir muita falta de comer couve refogada ou um brócolis...sacanagem né! kkk, mas tive que resistir. E quanto as vitaminas que esses alimentos tem, vc pode suprir comendo outros.

      Espero ter ajudado.
      Obrigada por ler meu blog.
      Escrevo ele por amor a vida.
      Bjus

      Excluir
  9. Tomo Marevan a 6 anos tenho deficiência de proteína S, com 5 dias apos meu parto fui pra sala de cirurgia novamente com trombose. Pela manhã assim que levanto a primeira saliva que coloco pra fora sai avermelhada, já fiz vários exames, estomago, garante, nariz, pulmão e nada. Gostaria de saber se o marevan tem alguma coisa a ver com esse sangramento. Agurdo resposta morgana.katia@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Morgana, respondendo sua dúvida. Se já fez exames e não consta nada de hemorragia, e seu INR está dentro do parêmetro de segurança, entre 2 e 3, o que vc pode ter ao cuspir, pode ser apenas um leve sangramento ao escovar os dentes.
      Já prestou atenção se sangra ao escovar? Comigo acontece muito. Fio dental então!! O que pode acontecer é o sangue ficar na língua após a escovação e ao acordar vc sentir o gosto. É normal os capilares ( veias muito fininhas como cabelos, ou até mais finas) ficarem sensíveis ao movimento da escovação, já que você é anticoagulada.

      Mas se persistir, procure um médico quantas vezes forem necessárias.
      Espero ter ajudado, bjus!
      Boa sorte!

      Excluir
  10. Tomo Marevan ha 12 anos devido a uma trombose de carotidas acarretando um derrame, gostaria de saber se posso tomar a vacina contra a gripe que esta sendo dada nos postinhos de saude, agradeco desde ja.
    rose_finoti@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose, sobre a vacina, se vc está dentro do grupo que está sendo selecioando pra tomar, acho eu, que não tem problema.
      O CONTRA INDICADO NESTA VACINA, É ALERGIA A OVO. Se vc tem, acho melhor confirmar no posto mesmo.
      Bjus

      Excluir
  11. Hoje fui colher sangue po tap-inr e o resultado foi lastimávei deu 1.6 ,estou sem saber se foi devido a vacina de gripe tomada no posto de saúde,faço uso de marevam dosagem de 2 comp.por 6 dias , e 1 1/2 um dia. Hj gostria de saber quais alimentos devo evitar para manter controlado a contento de boa vida junto a essa mdicação.aguardo resposta no meu msn-dorynhaquaresma@hotmail.com.abraços ao corpo de orientadores por via net.

    ResponderExcluir
  12. Passei a toma o marevam, depois da operação do coração,depois de 12 anos tive moragia no intestino, a 1 ano e 5 meses tive moragia na coluna fui operada mais antes de operar já não sentia as pernas, agora não ando estou fazendo fisioterapi ver se consigo anda,vou bota um proceso para o laboratorio.

    ResponderExcluir
  13. meu nome e suzana eu e que fui operada da coluna esqueci de deixa meu nome

    ResponderExcluir
  14. Boa noite tomo marevam 5 mg a 5 meses, pois fui operada do coraçao coloquei uma valvula amitral, meu sangue nao controla muito bem nao , mas dps da academia que comecei a fazer achei uma grande melhora, agora vem uma gripe e alergia nao sei se posso tomar remédio para alergia... se eu tomar o que acontece, é m uito complicado esse tratamento tenho medo me prejudicar alguem por acaso poderia me ajudar,

    ResponderExcluir
  15. Posso ter minha primeira relação sexual tomando marevan e coumadin (meio comprimido cada)?

    ResponderExcluir
  16. Ola Alexsandra almeida acho melhor antes de qualquer coisa va ao seu medico pra ele te dizer melhor ,eu fiz a mesma cirurgia em Agosto de 2012 de válvula mitral o medico que me operou me acompanha ate hoje segundo ele naõ posso tomar nada pra gripe entaõ pra naõ correr risco naõ desmerecendo os amigos do blog e muito ariscado indicar qualquer remédio nesta nossa cituação. espero poder te ajudado com a minha opinião

    ResponderExcluir
  17. ola meu pai tomou o marevan por algumas semanas e apresentou muitas manchas no corpo na regiao da barriga isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal se alguma coisa machucou ele no lugar da mancha, até o cinto da calça, botões pode deixar a gente roxinho mesmo. Ficamos mais propensos a hematomas, é normal. Mas se apancada foi grande, e ele se queixa de dor, PROCURE UM MÉDICO!!

      Bjus

      Excluir
  18. Tambem fiz cirurgia de valvula mitral há 5 meses estou tomando meio(Uma Banda) marevan por dia, no inicio eu toda semana fazia o tp rni, agora tou fazendo um exame mensal e graças a Deus está normal, recentemente fiz uso de bebida alcoolica, será que corro risoc de uma convulsão ou outra coisa desse tipo!

    email pra manter contato e duvidas!
    flaviogomesdo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio, tudo depende se seu Médico libera ou não. No meu caso até tomo, mas é um de cerveja outro de água, ou seja, cerveja diluída. Mas mesmo assim não exagero. O álcool aumenta o efeito do remédio e pode elevar sua INR. Mas se ela estiver ok, sem problemas, caso tenha subido, comunique o seu médico!

      Boa sorte!

      Excluir
    2. Eline e Alexandre, valeu pela resposta, quase dois anos depois da cirurgia, estou levando minha vida normal, bebo cerveja quase que as vezes, e faço atividades fisicas mas sempre faço o controle mensal do TP RNI e mantenho meu cardiologista informado, que mim a dosagem quando aumenta o nivel do sangue,

      Excluir
  19. Bom dia, meu nome Karina e queria esclarecer uma dúvida, tomei Marevan durante 1 ano e 2 meses, devido a anticoncepcional tive embolia pulmonar, e agora parei de tomar e gostaria de engravidar mas tenho medo das reações se é que tem, gostaria de saber quanto tempo o remédio fica no organismo, meu marido atualmente mudou de empresa e estou sem convenio médico para esclarecer as minhas dúvidas, quero saber se posso engravidar normalmente. Até pensei que estava grávida, pois estou sentindo tonturas e enjoos, estou com medo de ser alguma reação do remédio. Se puderem me ajudar ficarei grata.
    Obrigada Karina meu e-mail é karina.pita@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em tratamento de trombose, o médico disse que não posso engravidar, pois o risco de trombose na gravidez é três vezes maaior. E tomando marevan há risco de má formação do feto. As tonturas e enjôos podem ser do uso do Marevan. Espero que tenha te ajudado. Fique com Deus.

      Excluir
    2. Oi tbem tive tromboembolia e os medicos tanto o pneumo quanto a hematologista desseram q nao posso mais engravidar e nem fazer uso de hormonios, meficamentos com hormonios e reposicao dos mesmos na menopausa, e tbem uso de anticoncepcionais,,,,

      Excluir
    3. Olá gostaria de saber a resposta da Karina, estou na mesma situação que ela.

      Excluir
  20. ola tive trombose apos 5 dias de retirada de utero faz 3 meses do ocorrido ja me sinto bem as vezes dores na perna mas adoro uma cerveja quando poderei beber qual e o inr e o tap normal e-mail cleonice_ap_silva@hotmail.com desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  21. Olá. Tomo marevan há quase 2 anos, na realidade uma doze muito pequena, metade de um comprimido de 2,5 mg. Meu INR permaneceu controlado durante quase um ano, agora já está em 4,14. Fiquei sem saber se aumentar a doze, o INR volta ao normal. Minha pergunta: O que é que faz diminuir o INR. dozes mais altas, ou dozes, mais baixas. Estou atribuindo este descontrole, a uma mudança de medicação. Eu tomava Atenolol 50 mg dia, e
    Losartana 50mg dia, Hidrocloratiazida 0,25 ml dia, e digoxina, o Médico
    suspendeu, e passou Carvedilol 6,25 ml 2xao dia, e Aldactone 0,25mg 1 x dia
    Muito grato: Meu email, tony.silvino@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. tomo marevam faz 5 meses tenho hipertensao pulmonar meu INR desse mes deu 1,75 o meu medico pediu pra tomar 1 comprimido em um dia e meio no outro e assim em diante gostaria de saber qual o resultado exato do INR ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como não deixou email respondo por aqui mesmo.
      O resultado exato, de um número preciso não tem. Ele precisa apenas ficar entre 2 e 3. Dentro disso o parâmetro é seguro, e te deixa longe de coagulações. Bjus.

      Excluir
  23. TOMO MAREVAN A UNS DOIS ANOS!DEPOIS QUE ROMPEU UM VASO NO MEU OLHO FIQUEI INTERNADA POR 7 DIAS ESPERANDO MEU OFTALMOLOGISTA VIR MIM VER NO HOSPITAL PARA VER SE DAVA PARA LIMPAR MEU OLHO,PORQUE O SANGUE PAROU NO FUNDO DO OLHO.MEU MEDICO TENTAVA FALAR COM OFTALMOLOGISTA MAIS ELE NÃO VEIO AI MEU VASCULAR CUIDOU DE MIM,E CHAMOU OUTRO OFTALMOLOGISTA MAIS NÃO ADIANTOU MAIS PORQUE O SANGUE COAGULOU. .FICO MUITO TRISTE PORQUE PERDI UM OLHO E AINDA CONTINUO USANDO MAREVAN ONTEM DIA 31 DO 07 2013 FIZ O EXAME DO TAP E O RESULTADO DEU 1.7 TINHA MELHORADO MAIS AGORA DE ESTE RESULTADO É MUITO RUIM?CICAMELLO2013@GMAIL.COM OBRIGADA DEUS O ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  24. cicamello2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. ola a um ano atras fui submetida a uma cirurgia cardiaca da valvula mitral coloquei a valvula mecanica faço o uso de marevam e agora estou com sangramento e um mioma tenho que fazer uma cirurgia retirada do ultero por laparoscovia e os medicos querem me internar antes porque querem fazer outro uso de remedio q substitua o marevam ou se posso ficar sem toma lo

    ResponderExcluir
  26. OLÁ, MEU NOME É ANITA TOMO O MAREVAM A MAIS OU MENOS 2 ANOS DEVIDO UMA A M tromboembolismo, CUJA A CAUSA NUNCA FOI DESCOBERTA,A 5 DIAS DSCOBRI QUE ESTOU GRAVIDA, NÃO SEI AINDA DE QUANTO TEMPO, PAREI DE MESNTRUAR EM MARÇO, FZ TRES EXAMES DE SANGUE PARA SABER DE SE ESTVA GRAVIDA E TODOS DERAM NEGATIVO, ENTÃO FIZ UM ULTRASON E O NENEM ESTAVA LÁ, APARENTEMETE TODO FORMADO, SE MEXENDO MUITO. SÓ QUE ATÉ 5 DIAS ATRAZ EU ESTAVA TOMANDO O MAREVAN. SE EU CONSEGUIR LEVAR A GRAVIDEZ ADIANTE MEU FILHO TEM ALGUMA CHANCE DE NASCER NORMAL, SEM SEQUELAS DO MEDICAMENTO??? MEU E-MAIL financiamento@bravoveiculos.com

    ResponderExcluir
  27. ola meu nome é Alexandre estou fazendo tratamento para trombose já faz 40 dias que estou tomando 10 mg de marevan por dia hoje quando acordei tive uma surpresa fui urinar e tava saindo sangue fique bastante assustado e meu nariz também ta saindo sangue, o que devo fazer? é normal? meu e-mail é aa.caetano@ig.com.br

    ResponderExcluir
  28. olá, tive uma fratura no femur em 3 lugares em um acidente de moto a doi meses , e estou tomando o marevam conforme o médoco reeitou e controlando o INR toda a semana; porém nos finais de semanas gosto muito de tomar uma cerveja, mas tenho que ser sincero que não consigo ficar em apenas dois copos. Isso pode acarretar de maneira negativa no tratamento qu estou realizando? e qual o período total de tratamento em uma situação como a minha de fratura de um membro em que deve ser tomado o medicamento?










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem faço uso de marevan desde 2009 pois fiz uma cirurgia de troca de válvula mitral e coloquei um mecânica, no inicio foi dificil contrlar o inr ou RNI. mas consegui só que em 2012 tive apendicite e o RNI foi para 8,,5 à 9 fiquei 45 dias internada mas hoje estou muito bem controlei o uso de marevan quando sobe diminuo um quarto se baixa aumento o mesmo tanto e até hoje está bem. evito folhas verdes, bebidas nem pensar. tchal.

      Excluir
  29. Bom dia, Meu nome é Leila Correa, tive trombose a 5 meses no dia 21/09/2013 fará 6 meses, comecei a tomar o remedio Pradaxa após alto do hospital,tomei por 3meses, depois o vascular mudou para o Xarelto, ele é um remedio que não te proibe de nada principalmente comer, é caro mas vale a pena, no final de setembro vou fazer novos exames, para verificra se mantem o mesmo, se ela irá mudar ou parar, peço a Deus que pare de tomar, pois é muito chato tomar qualquer medicamento. Deus abençoe vcs e a todos.

    ResponderExcluir
  30. Oi tomo marevan 5anos posso tomar remedio p erecao

    ResponderExcluir
  31. Olá estou tomando e este remédio e esta me fazendo mal, perdi quase 4 kl em uma semana , parei tomar hoje e vou passar ao medico só na próxima segunda -feira será que terei alguma reação

    ResponderExcluir
  32. Olá estou tomando e este remédio e esta me fazendo mal, perdi quase 4 kl em uma semana , parei tomar hoje e vou passar ao medico só na próxima segunda -feira será que terei alguma reação?? Sol_marchioni@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. oie me deu minha perna,trombose venosa profunda.
    E tomo marevan dois meses,meu cabelo tá caindo muito,sera pode ser do remédio?

    ResponderExcluir
  34. Olá boa noite.
    Tomo marevan 7,5mg a 4anos,pois fiz uma cirurgia de troca de válvula colocando uma metálica; queria muito engravidar quais são os riscos p mim e para o neném? Meu e-mail: a-p-nascimento@ig.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá, tomo marevan 5mg a 12 anos,tenho cardiopatia reumatica grave,
    uma prótese metalica mitral,e faço acompanhamento médico.
    Preciso extrair um dente,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  36. Anônimo 25 de setembro de 2013 20:30 ,olá tomo marevan de 5mg a 11 anos tive trombose nas perna e fiz uma cirurgia no intestino por conta de uma trombose que estourou, fiquei tres meses internado e hoje tenho uma das pernas ferida e sinto muita dor. Email:jozeliasena46@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Tomo vacinas de alergia e tomo também marevan. Há algum problema?

    ResponderExcluir
  38. Tomo vacinas de alergia e tomo também marevan. Há algum problema?

    ResponderExcluir
  39. Oi meu nome é Talita ....Minha tia fez uma cirurgia no coração para implantação de uma válvula de metal....ela estava tomando esse remédio e no final semana começou a sentir dor de cabeça e começou a tomar dipirona. Após dous dias começou a vomitar e foi levada ao hospital ---- Resumo ela morreu, pois a taxa do seu sangue estava em 7...e isso fez estourar uma veia do cerébro. Gostaria de saber se esse aumento foi por causa da dipirona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita, meus sentimentos.Bom não posso precisar como causa da morte dela o uso da Dipirona, mas que não é indicado não é. A taxa do sangue estando no nível 7 pode também ter sido a causa da hemorragia, pois ela precisa estar controlada entre 2 e 3, taxa de INR ou RNI.. Sua tia fazia o acompanhamento com exames de sangue chamado TAP (Tempo de Atividade da Protrombina) toda semana? Seria o mais indicado e seguro. Assim que faço. Quando estabiliza aí faço de 15 em 15 dias. A dose de anticoagulante poderia estar alta também. Mas somente com exames é que se pode chegar a uma conclusão precisa, mas pode ser que sim. Eu evito tomar a todo custo, comer coisas que atrapalhem o remédio que é bem sensível. Meus sentimentos mais uma vez. Bjus

      Excluir
  40. Oi bom dia estou tomando marevan de 5 mg a dois meses pois após ter feito uma cirurgia de correção do fêmur apareceu uma trombose,o medico disse que devo fazer o tratamento por 6 meses.So que nos finais de semana gosto de tomar umas cerveja e saladas verde há algum risco nisso sinto as vezes tontura quando me abaixo ou levanto da cama abçs.Meu email-edimiltonoliver@ig.com.br

    ResponderExcluir
  41. Bom dia doutor(a)
    Tive trambose na perna esquerda , tomei marevan uns dois anos, fiz depois dois exames não apresentou nada de trombose, ai parei de tomar, porém sinto peso na coxa , quando vou dormir a sensação diminui depois volta.... é assim quando eu estico a perna sinto tipo de dor ou peso na parte debaixo da coxa o que será? minha perna não inchou mais claro ficou hematomas roxa perto do pé tornozelo , tenho uma veia saltada na perna fui ao médico ele disse que não pode operar , esta veia não doi . mandou usar meias até comprei , no calor o peso da perna aumenta , devo tomar marevan regularmente ou outro tipo.
    se puder me manda no meu mail a resposta dimas-vicente@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá, tive uma embolia pulmonar devido a uma cirurgia na perna. fiquei internada uns dias até acertar a dosagem do marevan.
    Depois disso, fui a um clínico e ele me disse que o marevan devia ser tomado da seguinte maneira: alimento, 2 horas de jejum, tomar o remédio e só me alimentar depois de 2 horas. Fiz o que ele mandou, mas depois disso meu inr desgringolou, baixou muito, porém achei estranho pois no hospital perguntei e me disseram que poderia ser tomado com alimentação. Procurei na bula e não diz nada a respeito, vc poderia me esclarecer? Grata

    ResponderExcluir
  43. fiz uma cirurgia pois tive uma oclusao aeterial aguda do membro inferior esquerdo e faço uso de marevan 7 e meio todos os dias vou tomar essa medicaçao por muito tempo

    ResponderExcluir
  44. Oi, tive TCE faz 2 anos que tomo Marevam 1 1/2 de 2,5 ao dia , fiquei menstruada e faz 18 de ainda estou, fui a ginecologista ela falou que tinha que tirar o Marevam, a Hematologista diz que não pode tirar pois corro o risco de ter trombose de novo qual seu conselho, não sei pra onde corro.

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de saber o que pode acontecer se tomar p Vermifugo Annita sendo que faço usi do Marevan 5mg?

    ResponderExcluir
  46. Olá. Minha mãe toma Marevan cerca de um ano, de alguns meses pra cá começaram a surgir ematomas no corpo dela, manchas. Esses dias ela começou a sentir um dor que dizia ela que era no estômago, não sei se era no estômago mesmo, ela foi ao médico, ele suspeitou de pedra na vesícula, mas fizeram o exame para ver se era mesmo, mas não deu pedra não. Um pouquinho acima da barriga dela e abaixo do peito subiu um negócio alto, como se fosse gordura, mas creio eu que não seja não. Hoje ela me disse que está muito pálida, anêmica, e perdeu quatro quilos em 6 dias. Eu suspeito que seja algo relacionado ao Marevan, mas não sei. Oq eu devo fazer? Tenho dúvidas em que posso dar pra ela comer. Queria dar algumas verduras e legumes, por conta da anemia, mas não sei quais ela pode e quais não pode. Favor, queria ajuda, pq moro em um lugar onde não há muitos médicos qualificados, se depender deles, não sei oq será de minha mãe. Agradeço se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  47. Olá,
    Tive uma trombose cerebral , tenho 18 anos . Estou com cólica, tenho alergia a dipirona . Qual o medicamento que posso tomar?
    Amandapcedraz123@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. muito boa essas informaçoes tenho uma tia que tem problemas metais e toma esse remedio so que tb toma remedio para os nervos oque pode acontecer sera que o efeito do emedio eo mesmo

    ResponderExcluir
  49. Oi.....
    Tenvo valvula mecanica faço tbm uzo de marevsm5mg ao dia eestou qerendo engravidar . O medico nao aconselhou sera muito arriscado , o feto tera dificiencias???

    ResponderExcluir
  50. Boa noite Dr!
    Fazem um ano e meio que coloquei uma prótese metálica e tomo marevan 5mg,sempre deu normal meu INR,abusei um pouquinho do álcool no final de ano,mas cerveja tomo sempre,e fui verificar hj e deu 3.98,estou com muita dor em uma perna,região da coxa,tem a ver?

    Muito obrigado!

    Email -Pcbrasil29@yahoo.com.br

    Att

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, primeiro queria esclarecer que não somos médicos. Eu, Eline, tenho trombofilia e contei meu caso e respondo as perguntas com o intuito de apenas poder passar alguma informação válida baseada no que passei, portanto sempre indico a orientação de um médico.
      Então, em relação ao álcool, sempre é bom se for beber, variar com água, pois o álcool potencializa os efeitos do Marevan. E sobre sua dor na perna, procure uma emergência o mais rápido possível...

      Excluir
  51. MEU NOME É ROSELI SANTOS TOMO MAREVAM , MAS SOU PORTADORA DE FIBRIOMIALGIA , MUITA DOR , O QUE POSSO TOMAR , PARA ESSA DOR , TENHO MUITA DOR NA COLUNA TAMBEM , POSSO TOMAR ALGUM TIPO DE ANTIFLAMATÓRIO

    ResponderExcluir
  52. PEÇO AJUDA , SOU PORTADORA DE VARIAS DOENÇA NA COLUNA, E FIBRIOMIALGIA QUAL O RÉMEDIO QUE POSSO TOMAR , TOMO ANTICOAGULANTE MAREVAM,, TIVE UM ENFARTO DIZEM QUE NÃO POSSO TOMAR NADA , E AI COMO FICA , NÃO AGUENTO MAIS AS DORES, BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roseli, seu caso é realmente complicado. Mas oriento você a procurar um médico especialista no seu caso que pode ser um Reumatologista, ou um Hematologista, ou Angiologista e até mesmo um Clínico Geral de uma emergência que poderá lhe indicar um analgésico possível, e até mesmo um anti inflamatório para aliviar suas dores. Geralmente o Paracetamol puro é um analgésico liberado para quem usa o Marevan. Eu também quando tenho dores maiores tenho que me conformar apenas com ele. É dolorido minha amiga, mas tenha força e procure algum profissional o mais rápido possível.
      Boa sorte!!!

      Excluir
  53. Tomo marevan a 2 anos por causa de uma trombose,depois de um AVC. Primeiro uma trombose na perna esquerda,depois um AVC,depois uma trombose na arteria iliaca ai coloquei um stent.Depois outra trombode no stent e depois um infarto.Estou tomando 1 comprimido de 2,5 por dia e meu RNI ta 4.9oque fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deixe seu nome e email para que eu posso responder diretamente a você. Então, o INR que é o índice de coagulação, para as pessoas portadoras de alguma trombofilia, deve ficar controlado entre 2 e 3. Acima disso há risco de hemorragias e uma série de complicações. Recomendo que procure um médico seja ele, Hematologista, Angiologista, ou até mesmo um Clínico Geral de uma emergência para que ele possa das as orientações para os exames de sangue para o controle ajustar a sua dosagem do medicamento. Atenção: NUNCA MUDE A DOSAGEM POR CONTA PRÓPRIA. Procure saber também se o índice para o seu caso ainda é entre 2 e 3. Boa sorte, que Deus abençoe!! :)

      Excluir
  54. Eu tenho valvula metalica faço uso tbm do marevan de 5mg.
    Sera que posso engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deixe seu nome e email para eu poder te responder diretamente. Então, a válvula que se refere é válvula mitral, cardíaca, ou de qual procedência? Indico perguntar ao médico que realizou sua operação ou relacionados a ela. Ou até mesmo a um Obstetra. Durante uma gravidês é necessário retirar o Marevan e trocar por Heparina, que tem o mesmo efeito e não prejudica o feto. Mas, isso só um médico pós muitos exames poderá te responder. Boa sorte!! Deus abençoe! :)

      Excluir
  55. boa noite preciso da ajuda de alguem que tenha certo conhecimento em relação do meu estado. fiquei gravida (consepção) no dia em que começei a tomar marevan, não sabia da gravidez mas parei com 50 dias de comprimido desde o dia 15 de novembro.estou de 6 semanas .por obra de deus párei de tom´-lo do nada. já faz 15 dias.portanto queria saber qual o maior risco que corro tendo pouco tempo ingerido este medicamento ainda corro risco que nem uma pessoa que tomou o trimestre todo ?
    me respondam por favor. obrigada desesperada pois a medica diz pra mim hj que corro o risco do meu filho ter má formação. mas a minha pergunta é este risco é igual para quem tomou mais tempo e ficou gravida ?

    ResponderExcluir
  56. Nossa como tem gente tomando marervan,né. Já tomo a 17 anos. Agora , estou tomando até heparina por conta de um exame que fiz. Não ,e fácil . Mas vamos levando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, mas se pensarmos bem, existem milhares de pessoas que dependem desse medicamento e não temos conhecimento simplesmente porque as mídias não divulgam. Triste realidade, mas temos sorte de ter o tratamento para nosso problema. Triste mesmo são os que não tem uma esperança. Bjus :) Vamos que vamos!!

      Excluir
  57. olá...fiz uma cirurgia cardíaca para troca de uma válvula.tomo marevan a 5 meses.
    quando fico mestruada tenho muito sacramento com pedaços até. e tbm meu cabelo esta caindo de mais.gostaria de saber se isso ocorre por causa do marevan?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deixe seu nome e email para eu poder responder diretamente a você. Desconheço esse sintoma de queda de cabelos relacionado ao Marevan. Eu não sinto absolutamente nada com ele. E sobre a menstruação vir com os pedaços é bem comum, pois seu sangue está grosseiramente falando, mais fino, então ele "vaza" mais e geralmente a menstruação demora a ir embora. Boa sorte. :)

      Excluir
    2. Também estou sofrendo com perda de cabelos... eles caem e não nascem. A bula do Marevam já vem referindo queda de cabelo. Não sei o que fazer... pois tentei usar xarelto mas tive vertigens demais... O marevam tem sido uma constante juntamente com essa perda de cabelo. estou triste com isso.

      Excluir
  58. bom dia minha mae toma o xarelto mas ta com mio ma e precisa fazer uma cirurgia de de mio ma tem algum risco, ela fez cirurgia na veia cava profunda e to muito preocupada ou e normal essa cirurgia do mio ma ela colocou uma tela na veia cava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deixe seu nome e email para poder te responder diretamente. Então, não sou médica, e não posso te dar um posição em relação ao caso da sua mãe. Mas mesmo tomando a medicação, se ela fez o procedimento os médicos sabem o que estão fazendo. Geralmente usam anticoagulantes após grandes cirurgias para poder evitar os trombos, que são os coágulos de sangue, já que o paciente fica de repouso por muitos dias de cama...boa recuperação pra ela, boa sorte pra família!! :)

      Excluir
  59. ola, tenho 18 anos e tomo marevan fazem 4 meses.. gostaria de saber com qual frequencia e qtidade vcs ja beberam, e nao tiveram problemas?? adorei o blog.. tenho algumas duvidas ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deixe seu nome e email para poder responder diretamente a vc. Mas em relação a álcool, cada caso é um caso. Já bebi, e bebo, mas muito moderadamente, sempre com água, pq o álcool, aumenta a potencia do Marevan como está escrito na bula, e esse aumento, dependendo do organismo de cada um pode ser alto, e levar a hemorragia em algum órgão. Bjus boa sorte!! :)

      Excluir
  60. oi meu nome é marli,gostaria de saber quais os alimentos permitidos para quem faz uso de marevan,verduras legumes,em todos os lugares que entro so falam dos proibidos,quero lista dos permitidos!elen_mega@hotmail.com meu contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli, é o seguinte. Tirando a lista dos que vc não pode comer, os outros estão liberados. E não tem muito de proibição não. Os médicos falam apenas de comer com moderação, como o de costume. E se o de costume era comer grandes quantidades desses alimentos, que diminua apenas. Bjus :)

      Excluir
  61. Boa a Noite!
    Após ler todos esse comentários fico mais triste que antes, no final de novembro de 2013 tive uma isquemia cerebral em função da trombose que se formou na cabeça, quase morri.Acredito que vou precisar de terapia!!
    Tenho 30 anos não tenho filhos e gostaria muito de ter, agora me encontro limitada!
    Sempre fui muito ativa, agora estou como uma flor seca no vaso! Émuito triste,precisamos acompanhar, cuidar a comida,cortes,até da escovação dos dentes!
    Que Deus nos acompanhe nessa caminhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiana, primeiro, nunca desanime. Aconteceu e dos males o melhor, vc está viva. E enquanto há vida há esperanças. Existem outras doenças que limitam muito mais as pessoas e muitas vivem felizes e se realizam, pq tem fé. Indico que acompanhe um grupo que fala sobre os diversos tipos de trombose no Facebook, chamada Trombofilia. Lá as veteranas no assunto dão dicas ótimas, sobre tratamento, médicos, e as tentativas de cada uma de engravidar. É muito bebezinho nascendo saudável, graças a Deus e as informações que chegam na hora certa. Já somos mais de 1700 mulheres e homens. Boa sorte, e levanta essa cabeça. Bjus :)

      Excluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. tomo marcoumar e meu RNI esta em 1,44 , como faço para ele chegar o RNI entre 2,5 e 3,5 ja que estou tomando uma banda do comprimido , devo aumentar ou diminuir a dosagem do comprimido, grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, primeiramente consulte sempre um médico Hematologista, ou Angiologista, ou até mesmo uma Clínico Geral de uma emergência, pq seu INR não pode ficar baixo, há riscos de novas tromboses. E NUNCA aumente sua dose do medicamento por conta própria. É muito arriscado. Procure ajuda de um profissional. Boa sorte!! :)

      Excluir
  64. Ola meu nome é Rose e tive uma TVP após uma sessão de escleroterapia ha 2 semanas. Ja ouviram casos de tvp apos escleroterapia ? To tomando xarelto tenho q ter algum cuidado especial ? Grata

    ResponderExcluir
  65. Olá minha mãe fez uma cirurgia do coração dia 6 de janeiro de 2014 e saiu do hospital com uma receita para tomar marevan ninguém me falou que precisava controlar dia 31 de janeiro ela faleceu com hemorragia não consigo me conformar pois eu nem sabia que era anticoagulante ela tomava aas também...

    ResponderExcluir
  66. Olá parabéns pelo projeto. Em janeiro desse ano descobri que tenho SAF. hoje dia 13/03/14 comecei tomar o medicamento, que deus proteja todos nós com essa doença.

    ResponderExcluir
  67. Ola parabéns pelo projeto. Fiz uma reposição de uma válvula mecanica hortica e tomo marevan a 1 ano e 3 ms estou com muito duvida com alimentação......vejo duvidas com o ke pode e o ke não pode comer.Ja temo 65 anos e isso me torna mais frágil. Costaria muito ke vcs me ajudassem. A listas ke tenho dos alimentos diferenciam muito uma da outra. Alimentos excluídos são grãos todos menos feijão preto, verdes ,oleo so pode o de milho,suco de uva ,gema de ovo, vinho, bebida alcoolica ,sobre frutas não diz nada. Me ajudem por favor. lidiaadelaideamaral@hotmail.com mais pode responde por aki mesmo meu nome e lidia

    ResponderExcluir
  68. Esqueci de comentar que fiz 2 safenas e 1 mamaria junto qdo troquei a valvula

    ResponderExcluir
  69. Olá! meu pai está tomando Marevan há alguns dias e o INR dele subiu até 9,8, a médica suspendeu por alguns dias e agora está 3,7, ainda alto, deveria estar entre 2 e 3. só que o problema é que está saindo sangue na urina, é muito grave?

    ResponderExcluir
  70. Olá, minha irmã teve uma trombose venosa profunda após incompetência de uma ginecologista ao receitar uma injeção chamada Depoprovera, ela se encontra internada ha 2 semanas, tem 61 anos e fazia tratamento para diminuir sangramento pós menopausa. Atrombose começou na perna esquerda abaixo do joelho mas na mesma semana subiu para coxa. Está tomando Marevan e Heparina. Tem cura a trombose?

    ResponderExcluir
  71. Na pergunta acima esqueci de deixar meu e-mail cristina.lene@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  72. lidia Adelaide quero agradecer a essa FAMILIA tao linda pelo trabalho maravilhoso. Mas ficou uma duvida ....gostaria ke me ajudassem: figo, abacate, kiui, passas, nozes, castanha do para, castanha de caju, pinhão não estão na lista dos proibidos poço comer ou tem alguma restrição. Um grande abraço e muita saúde para essa família linda.

    ResponderExcluir
  73. Bom dia!!
    Tomo marevam a 13 anos tem válvula metálica tenho uma dica muito boa tome sempre 2 horas apos a refeição e só se alimente 2 horas depois estou completando agora 5 anos sem deixar o inr sair, sempre entre 3 e 4.Sim é super importante a pratica de execício como a caminhada e a redução do sal isso ajuda muito para evitar a pressão alta...obrigado adorei muito bom essa pagina COSME@DIALNORDESTE.COM.BR

    ResponderExcluir
  74. estou tendo sangramento pela boca,eu vou cuspir e se eu forçar sai sangue..oque eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  75. Bom dia tenho trambose a um ano tomo varfarina de 5 g um dia sim e um dia nao so qe minha pele esta muito senssivel no tenho feridas mais minhas pernas estao senssivel de maiso q posso esta fazendo pra ssrar esta dor nas minhas pernas pelo o amor de deus nao consigo encostar em nada qe doi desde ja mto obrigado

    ResponderExcluir
  76. Olá também tenho duvidas quanto ao marevan,tive trombose na perna esquerda a três meses e tomo 2comprimindos na terça e sexta os outros dias tomo 1 só e o meu resultado do rni foi 1,0 tem algum risco nesse resultado ? marymonteirob@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Ola meu nome é Kau e tive Trombose Venosa Profunda no membro inferior direito devido ao uso de anticoncepcional, falta de exercicio e má circulação. Tomo Marevan a 2 meses e o TAP esta em 1,93, nesse caso é perigoso? Sei que Deus pode curar, mas vc sabe se tem cura na medicina? Meu medico disse que teria cura, mas na ultima vez que fui nele me informou que terei que tomar remédio e usar a meia pelo resto da minha vida.Meu e-mail é claudiaadmtga@hotmail.com
    Se vc puder responder agradeço desde ja.
    Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! regre sua vida para viver bem, faça um lista dos alimentos de alto teor de vitamina k
      lista dos chás e remédios que potencializa a varfarina, quando tiver dor só use dipirona ou paracetamol moderadamente que seu inr vai ficar bem.

      A braços. João Luiz

      Excluir
  78. OLÁ MEU NOME E VIVIANE, TIVE TROMBOSE CELEBRAL VENOSA à MAIS OU MENOS 7 MESES PELO USO DE ANTICONCEPCIONAL, AINDA ESTOU TOMANDO MAREVAN 5MG UM POR DIA, MINHA TAXA DE INR ESTÁ CONTROLADA, TIVE INFORMAÇÕES QUE NAO PODERIA ENGRAVIDAR, NEM TOMAR BEBIDAS ALCOOLICAS, SE ESTIVER GRÁVIDA CORRO O RISCO DE PERDER O BEBÊ OU TER TROMBOSE NOVAMENTE??/
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO INGERIR BEBIDAS ALCOOLICAS DURANTE O USO DO REMÉDIO?
    OBRIGADA, AGUARDO RESPOSTA.
    E-MAIL: vivimoreira_92@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUEM USA MAREVAN SEJA POR QUALQUER DOENÇA, NÃO PODE INGERIR HORTALIÇAS VERDES COMO COUVE, BRÓCOLIS E ALFACE ETC... ELAS TORNANDO NEUTRO O EFEITO DO MAREVAN, ÁLCOOL VAI POTENCIALIZAR O MESMO E O INR VAI SUBIR, PORTANTO NADA DE SE ALCOOLIZAR. PODE SER FATAL.
      JJ.

      Excluir
  79. Ola, meu nome é Rita há 3 anos dive dessecção da arteria carótida e vertebral,fiquei com uma estenose de carótida de 80% fiquei 30 dias internada,e não consigo controlar meu INR,já fiquei varias vezes internada por conta disto,o que devo fazer tenho DISPLASIA ARTERIAL doença rara e sem cura para medicina me ajude.meu E-MAIL:catitana@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A causa não importa mas quem usa anticoagulante tem que regrar a vida alimentar, porque se você variar muito sua alimentação, os alimentos tem indices maior ou menor de vitamina k que anula o anticoagulante, os remédios são quase todos restritos, a unica maneira de ter vida tranquila é fazer tudo igual no minimo 80 por cento, a sim o remédio terá um padrão de estabilidade. Conselho: Não deixe sua cabeça ficar doente junto com o corpo.

      Excluir
  80. Meu esposo teve trombose, ficou 8 dias internado e está tomando anticoagulante, mas a taxa de RNI dele pela segunda vez está 1,64, o que ele deve fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no seu caso, deve procurar um orientador para saber como se alimentar porque neste caso é primário que o indece seja bem próximo.


      j.l.

      Excluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é meu gmail... Micheleloyo01@gmail.com

      Excluir
    2. Ola sou Michele tenho 27anos tive uma embulia pulmonar à mais ou menos 20dias. Fiquei uma semana na UTI. Tive alta a alguns dias tomando meio comprimido d marevan... Só q meu INR n abaixa está em 9,46... Não sei mais o q faço... Me ajudem

      Excluir
  82. Estou enternada tomando vitamina k... Obrigado!

    ResponderExcluir
  83. Toda ajuda é bem vinda... Estou muito preocupada ainda n entendi bem o q tenho e como cuidar... Sou marinheira d primeira viagem... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ter calma e pegue com seu medico como deve se comportar para ter um pouco de conhecimento sobre os sintomas, oque comer e tomar.

      j.l.

      Excluir
  84. Agora acho q n tenho muito o q fazer,o meu INR já esta alto e já estou tomando vitamina k para n correr o risco d hemorragia... A dieta d alimentos q contem vitamina k só podem ser feito quando regularizar meu INR? Obrigada vcs estão me ajudando muito

    ResponderExcluir
  85. Ola pessoal recebi alta hoje do hospital com meu INR no valor d 1.98,graças a Deus... Mais ainda tenho duvidas me aplicaram vitamina k,mais Chegou ao meu conhecimento q vitamina k d mais faz mal... É verdade? Sai do hospital ainda sem a dosagem correta do varevan... Bjs

    ResponderExcluir
  86. Hoje fiz o exame pra saber em quanto estava meu INR e ele esta em 1.38, o q devo fazer... Liguei pro médico ele disse q é normal,até achar a dose certa do marevam... Levei uma pancadinha na perna e fiquei com uma mancha orrivel roxa... Isso é perigoso?me respondam estou tão cheia d duvidas....
    Micheleloyo01@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi michele! Seu inr deve ficar entre 2 e 3, as manchas roxas sao normais por causa do marevan. Você deve ter um medico que a companhe você, para poder determinar a dose aproximada do marevan, porque o inr sempre vareia um pouquinho por causa dos alimentos, se você conversar com quem intenda do assunto este profissional tira todas suas duvidas e vais ficar segura e comfiante.

      j.l.

      Excluir
  87. usei varfarina e meu sangue afinou demais, como faCo para engrossa-lo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você já parou de usar não se preocupe tudo volta ao normal, se usa diga porque?

      J.L.

      Excluir
  88. Ola, tomo o marevan a 6 anos, com doses alternada, entre um e um e meio, queria saber se posso tomar injeção pra não engravidar.
    meu email: elessandra_sarmento@outlook.com

    ResponderExcluir
  89. Anticoncepcional potencializa o marevan. Como o mesmo varia a carga no organismo vai acontecer a elevação do inr, Se você tem um companheiro de fé, peça a ele para fazer uma vasectomia, ( O moderno e evoluido hoje é ter sexo fechado)

    A braços J.L.

    ResponderExcluir
  90. Elaine,

    estou com dificuldade acertar na dose do marevam, 5 mg fica caindo toda hora INR e quando intercalo 7,5 sobe muito, vi que vc toma 6 mg, qual sua altura e peso?

    ResponderExcluir
  91. Tomo xarelto 20mg e as vezes cuspir sangue isso e normal

    ResponderExcluir
  92. ola minha mulher descobriu qui esta gravida jata com quazi mes logo de cara u medico afirmou qui ela corri serio risco de vida devido ela ter feito uma sirugia num coraçaõ i devido esta sirugia ela esta tomando marevan a 16 anos esta com 23 agora agente quer saber seria mente se ela continua tomando marevan vai aborda diverdade sim ou naõ pq agravidez dela era pra ser planejada i acontecel sem cuidados. num cazo si aborda ela ira continua tomando devido ela esta com um grande medo de morte idevido num mesmo dia de sua consulta ter morrido uma mossa com u mesmo caso devido ter levado agravidez de risco adiante.ela esta com ugrande medo heim sir ia gente naõ planejava ter filho agora i tambem agente naõ ter encontrado u remedio pra subistitui umarevan e ter ajado ele caro pra gente num casso da gente dese disse ter u menino. se aborda realmente iremos mais afrente ter um gravidez planejada.NUS AJUDE OU NOS DE UMA SAIDA TAQUI TRES DIAS VAI FAZER UM MES DE JESTAÇAÕ.

    ResponderExcluir
  93. Ola! Procure um bom medico para cuidar dela porque o risco é grande, mas não tome nem uma atitude de tomar ou não tomar porque pode ser fatal, para quem toma marevan não existe gravides planejada. Se você gosta mesmo dela e escapar dessa, faça uma vasectomia para reduzir os riscos pelo menos a sua vida poderá ser planejada. Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. joão

    ResponderExcluir
  94. Olá. Sobre sua esposa e filho, procure imediatamente um médico, Hematologista, ou Ginecologista, ou Obstetra que possa entender melhor o que sua esposa pode fazer sobre o uso do remédio. Ela pode juntamente com um pedido médico procurar um Posto de Saúde para obter a medicação necessária, é direito de vocês!! Não perca tempo. Desejo que Deus proteja vocês três, e que tudo isso passe logo!! Deus os proteja!!!

    ResponderExcluir
  95. Tive tvp dpois do partio a ciinco meses toomo marenan e meu olho ts muito vermelho e dolirido nao sei q faco?

    ResponderExcluir
  96. Tive tvp dpois do partio a ciinco meses toomo marenan e meu olho ts muito vermelho e dolirido nao sei q faco?

    ResponderExcluir
  97. Meu nome e Danielle, sera q o olho vermelho e por causa do marevan? Minha perna ainda doi uso meia e tomo tbm darflon o mes q vem o medico disse q paro com marevan, ja tem cinco meses dpois da cesariana

    ResponderExcluir
  98. Eu tomo xarelto e nao posso ficar sem por pelos menos uns 6 meses, descobri que estou gravida então no caso não posso tomar o xarelto o marevam tem contra indicações em relação ha grávidas

    ResponderExcluir
  99. Fui fazer uma simples cirurgia de pedra na visicula a leiser e deu complicação o medico lesiono minhas vias biliares acabei tendo que fazer mais duas cirurgias estou com a barriga cortada na vertical e ai tempos depois tive um coágulo na veia do pescoço estou tomando xarelto enfim hoje descobri que estou gravida de 12 semanas e não faz nem um mês que sai do hospital e começei a tomar o xarelto e todos os outros medicamentos que tomo por conta da cirurgia tem contra indicações em caso de gravidez já vou levar a noticia ao médico mas estou com medo sera que nesse caso sera uma gravidez de risco ou sera necessário um aborto ?????????

    ResponderExcluir
  100. Tive tvp a seis depois do parto tomo marevan e no ultimo eco dopler deu recanizacao parcial com refluxo e o medico vai suspender o marevan, segundo ele o risco de novo ter trombose pra q entao suspendee o remedio nao entendo, sera q tenho procurar outro medico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim procure outro pelo menos para ter certeza.porque a Médicos e medicos.

      Excluir
  101. Olá boa tarde, vendo este blog, deparei com muitas perguntas e respostas importantes, em 2007 tive trambose, fiquei mais ou menos 01 ano tomando 01 comprimido de marevan 5m, depois meu médico mudou para aspirina prevent, e de vez em quando fazia o teste estava dando de 1 a 1,2, hoje fiz e deu 1,99, pode pelo imail arluz205@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se toma remedios tipo anticoagulante ele interage com alcool ou outros remedios deve se tomar cuidado as verduras tipo couve brocolis folhas de nabo tem um teor de vitamina k muito alto e isso neutraliza marevan e outros asemelhados. JL.

      Excluir
  102. Minha amiga faz uso do marevan, é diabética, o figado está bem comprometido e rejeitando o leite motivo bastante medicamento tenho muita dó não sei como ajudar na sua limentação me ajudem com algumas dicas e receitas Deus lhe abençõe muita paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o caso tomar agua numa quantidade próxima a dois litros dia, comer cremes e mingaus intercalado com outros alimentos, a agua pode ser com chás ou suco mas pode ser de camomila ou preto e de frutas vermelhas, cha verde nem pensar.

      Excluir
  103. Gostaria de saber se eu posso tomar coca cola tomando marevan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coca cola é ótimo para a a propia cc ficar mais rica, Para o corpo humano é uma verdadeira bomba. mal não faz com o anticoagulante, voce sabia quem toma marevan não deve comer hortaliças verdes elas são ricas em vitamina k e anula o efeito do medicamento em questão.

      Excluir
  104. Vc notou mais espinhas no rosto depois do uso de Marevan?

    ResponderExcluir
  105. Olá tive uma trombose profunda aguda no membro inferior e tomo marevan a três meses não bebo e nem fumo meu único vício e tomar chimarrão meu médico disse que eu não podia tomar porque não posso corta o efeito do remédio ou posso tomar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu médico esta certo, quem usa anticoagulante não pode tomar ou comer nada verde, porque a vitamina k existente neles tira o efeito do mesmo. JL.

      Excluir
  106. Ola eu tomo marevan a uns 4 anos eu quero engravidar,queria saber se alguem conseguiu levar a gravidez a diante,pq meu medo e de abortar, e se tem um medicamento que substitua o marevan enquanto estiver gravida,sem precisar ficar enternada nos primeiros meses de gestação.

    ResponderExcluir
  107. Oi? dia 11\ 08\2014 tive trombose cerebral por conta do uso de anticoncepcional, fique 2 fiquei duas semanas internada 1 na UTI e a outra no quarto.Perdi a força e a sensibilidade no braço e direito. Como a trombo foi no cérebro atingiu a parte da memória, no começo esquecia muito das coisas, agora estou bem melhor graças a deus! O médico diz que a recuperação e lenta mesmo, uns 6 messes corrido de uso do marevan 5 mg, mas que vou voltar a minha normal. Também faço meu exame semanalmente e não e fácil oscila muito. Desconhecia a trombose e o remédio tbém, estou surpresa com a quantidade de pessoas que tomam esse remédio. Quero falar a todos vocês não desanimem não, sabemos que é difícil !!! Mas vamos ter força, fé e perseverança. Difícil é ! Mas pra Deus nada é impossível, não sei vcs mas pra mim deus me livrou com toda certeza e confirmação dos médicos então vamos agradecer a deus por mais um dia de vida todos os dias e ver a vida de outra maneira.

    ResponderExcluir
  108. Minha prima está fazendo o uso do marevan e médica cortou tudo que seja verde ela não pode fazer uso e também não pode comer nada que leve ovo !! Meu pai começou a fazer uso do marevan e o médico não cortou nada dele porque?

    ResponderExcluir
  109. tomo o MARCOUMAR ou FEMPROCUMONA 3mg. mas preciso dar uma geral dos DENTES o que eu preciso usar . betotasso@gmail.com

    ResponderExcluir
  110. Gente minha mãe estava tomando Marevan, todo mês ela fazia o TAP, mas percebemos que ao ligar para informar ao medico o resultado(a pedido dele), a impressao que dava é que ele nem sabia de qual paciente se tratava, ainda assim pedia para ela continuar tomando o medicamento com a mesma dosagem, infelizmente ela falecel quarta-feira passada de insuficiencia renal, depois ainda descobrimos que a dosagem estava errada na receita, ele receitou tomar 2 dias seguintes o de 5 e no terceiro dia o de 2,5, quando na verdade era pra ser o contrario. Não sei se vale a pena investigar o erro e tomar as providencias cabíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ! Que Pena! acho sim que o médico foi negligente. Também tomo marevan e faço o TAP semanal mesmo a médica pedindo quinzenal. a dosagem que ele passou e´muito o meu tem que dá entre 2,0 e 3,0 e ela sempre diz quando o resultado dar menos aumenta da dose tipo deu 1,48 e eu estava tomando metade do comprimido então vou tomar 1 se deu 3,48 e eu tomando 1 então vou tomar 1 quarto . E difícil mas tem que dosar eu mesmo faço minha tabelinha tomo 2 dias 0,5 e 2 dias metade e vou fazendo o exame. mas sempre vou ao médico de 15 em 15 dias e mando os resultados por e-mail.

      Excluir
  111. Minha mãe toma marevan depois de ter feito uma cirurgia e trocado duas válvulas do coração por válvulas não mecânicas.Qualquer batida deixa manchas roxas e de vez em quando põe sangue pelo nariz.Faz controle do RNI de 15 em 15 dias e quando tira sangue fica roxo,o local.O RNI é meio descontrolado e o médico vai ajustando a dosagem do Marevan e as vezes acrescenta o AAS.Fale-me um pouco sobre o tal RNI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Eu uso Marevam.
      O RNI é a medida da coagulação do sangue. Popularmente significa a espessura do sangue. O ideal é este estar entre 2,0 e 3,0. Quanto mais perto de 1 mais grosso e quanto mais alto (3,0 , 4,0, 5,0) mais fino ele está.

      O controle deve ser seguido a risca. Em caso de sangramentos o medico deve ser imediatamente informado. Hematomas são devido ao sangue estar muito fino. Eu fiz o controle do meu RNI e veio com resultado de 3,69 (muito alto) e estou com um hematoma horrível no braço. Comuniquei a área medica que me acompanha e o meu remédio foi ajustado.
      é importante vc saber que o remédio deve ser tomado sempre no mesmo horário e longe de refeições no minimo 1h, e nunca mas nunca deve ser dobrada a dose quando se esquece de tomar um dia. NUNCA!!!

      Seria bom vc avisar ao médico dessas coisas que sua mãe tem. Ate mesmo uma besteira como sangramento da gengiva dese ser informado ao médico.

      Excluir
  112. Laranja tira efeito do marevan!pois minha mae chupa muita laranja!

    ResponderExcluir
  113. Laranja efeito do marevan!minha mae chupa muita laranja!

    ResponderExcluir
  114. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  115. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  116. Boa Noite..
    Ei li aqui alguns comentários referentes ao Xarelto.
    Eu Faço uso de marevam devida a uma trombose cronica.Este ultimo mês tive uma hemorragia muito severa tive que tomar ao todo 9 bolsas de sangue. O meu medico disse que devo agradecer todos os dias por ter sobrevivido a isso. Conversando com minha hematologista médica ela me explicou que o Xarelto ainda é muto novo e não possui antidoto, ao contrario do Marevam.Ou seja em caso de hemorragia com seu uso não há um medicamento especifico para parar a ação do medicamento. Já o meu vascular, até tinha me indicado este medicamento porem não me alertou a respeito disso. Por isso eu acho que sempre bom uma segunda, terceira, quarta opinião por que isso não é brincadeira não , só eu sei o que passe neste ultimo mês . Foram 26 dias em uma UTI.
    Acho importante também ser feito um acompanhamento com 3 especialidades diferentes: Hematologista, Vascular e Ginecologista (se for mulher).
    Também é muito importante ter uma dieta bem controlada. Não regime, mas uma dieta que não fique se alterando sempre pois como sabemos tem certos alimentos que interferem no Marevam.

    Não tenho filhos ainda.. mas sei que quando chegar a hora tenho que estar muito preparada e com cuidados maiores ainda ...

    ResponderExcluir
  117. Além disso meu ginecologista me alertou a respeito de gravidez. Disse com essas palavras: Ficar grávida de uma hora pra outra não pode nem sonhar.

    Por isso mulheres procurem um G. O. para maiores esclarecimentos, por que uma gravidez com uso desses remédios é super complicada. Tanto para a mãe, que pode abortar e sofrer uma hemorragia muito grave e até chegar a óbito e para o bebê que pode sofrer de má formação devido ao uso de Marevam.

    ResponderExcluir
  118. Fiz uma cirurgia de troca de valvula mecanica em novembro e tomo marevan que aliás comecei a tomar logo que operei, fiquei menstruada no terceiro dia da cirurgia. Porém não fiquei mais menstruada, tenho medo de estar grávida o que eu faço ?? estou desesperada


    ResponderExcluir
  119. meu pai faz uso de marevan, euprostatin, finasterida,aldactone, carvedilol, daonil, metformina, furosemida, enfim tem diabetes, pressão alta, coração fraco, usa marcapasso. De vez em quando ele incha partes do corpo como mão, costas e com mais frequência as boca e lábios. È preocupante, ja fez consulta com especialista em alergia e não acusa nada nos exames. Gostaria de saber se algum desses medicamentos ou o marevan podem causar isso?

    ResponderExcluir
  120. Tomo xarelto e n tive nenhum efeito colateral....
    Tirei um câncer renal em agosto. ... usei xarelto até dezembro.....
    mas agora dia 20 tive um TVP MID
    E voltei a tomar xarelto

    ResponderExcluir
  121. claudia maria maia de souza24 de janeiro de 2015 às 23:30

    sou usuaria do anticoagulante (marevan)pois nasci com deficiência de anti-trombina lll pois tive 3 avci++ 2 trombos na perna direita,gostaria de saber qual é o tratamento indicado para sequela do AVCI E TVP sem medicamento .tenho 43 anos mas tive o AVCIcom 29 anose TVP35 anos pois sei que o tratamento funciona mas tenho enfrentado listas de espera pelo SUS não vaga!!!!!!!!!!!!tenho que fazer fisioterapia motora para manutenção!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  122. ola , meu pai faz uso do marevan , devido a válvula mecânica mitral , mas não estamos conseguindo regularizar seu TAP , no ultimo exame , ele estava em 6,58. oque fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho valva mecânica a órtica e faz 8 meses que não preciso mexer na dosagem, mas não tomo álcool e nem como hotalisas verdes, porque a vitamina k age cortando o efeito do marevan, o usuario do mesmo deve ter refeições padrão até o volume de agua que se toma modifica o tap, se fizer isso pode viver bem.

      João luiz

      Excluir
  123. o RNI oscila muito fica entre 2.20 á 1.60 nunca igual, nem se mantem acima de 2. minha filha toma 2 marevan de 2,5 ao dia. o médico diz que assim mesmo. Tem perigo de dar outra trombose cerebral ( Anticoncipcional). Por favor me ajuda , fico anciosa. MAC.sanches@hotmail.com

    ResponderExcluir
  124. O comentário q acabei de fazer não coloquei o meu e-mail babicastillosilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  125. Olá pessoal tem alguém pra me ajudar tive embolia pulmonar a 7 meses mas só descobri a 4 meses pois estava sentido muita falta de ar e sufocada procurei um cardiologista pois os pneumo aqui não me são só 3 e disseram nunca ter tido pacientes aqui na cidade com essa doença então o cardio passou pra mim tomar marevan mas Em 1 mês só faltei ficar louca tentando controlar o RNI e sentia muito fraca tive anemia e depressão ai mudou pra xarelto não tive mais anemia e não fico fraca tomo um complexo de vitaminas mas minha circulação não é boa fica queimando e sinto ainda falta de ar e dor nas costas alguém sabe me informar algo sobre isso bjs babicastillosilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  126. Olá boa Noite!

    Estou com uma dúvida muito grande, por favor me ajudem....
    Com um pouco de vergonha mas vou falar...rs
    A dois atrás tive uma tromobose venosa, e no mesmo ano 2 vc... eu uso marevam tempo contínuo. Estou noiva, preste a me casar, meu Deus! Até agora meu noivo foi um doce comigo, esteve sempre ao meu lado, em todas as horas, mas eu gostaria de tirar uma dúvida... eu nunca saí com alguém, ( namorei, transei) ....Na hora do sexo, há risco de hemorragia?

    ResponderExcluir
  127. Gostaria de saber se a semente de noz da índia interfere no uso de marevan. Tive uma embolia pulmonar e estou tomando 7,5mg de marevan/dia. Antes da embolia tomava a semente para emagrecer e estava me dando bem. Há interação com marevan? Os médicos não sabem o que dizer. Obrigada.

    ResponderExcluir
  128. Gostaria de saber se a semente de noz da índia interfere no uso de marevan. Tive uma embolia pulmonar e estou tomando 7,5mg de marevan/dia. Antes da embolia tomava a semente para emagrecer e estava me dando bem. Há interação com marevan? Os médicos não sabem o que dizer. Obrigada.

    ResponderExcluir
  129. Boa noite, minha mãe faz uso do marevan, digoxina, carvedilol, losartana, furosemida,porém, a uma semana ela começou a sentir enjôos sempre qdo toma os remédios. Isso e grave?

    ResponderExcluir
  130. Boa tarde, eu uso marevan(5mg) há uns 30 anos, parando durante as 3 gravidezes. Retirei a Vesicula há um mês e hoje tomo puran de 50mg tb. o hormônio Interfere ou não interfere com o marevan? Minha cerveja ou vinho seco são sagrados nos finais de semana. Percebo que não posso dosar o INR depois do final de semana com vinho pois altera o resultado e muito. Mas de resto até que convivo bem com isso.

    ResponderExcluir
  131. esqueci de deixar o e-mail: virginialua7@gmail.com
    Agradecida

    ResponderExcluir
  132. olá!sofri trambose e embolia pulmonar. sabe me dizer s a minha saúde ficará comprometida p/ sempre.sinto bastante fragilizada diante de qualquer esforço físico.e já tenho 3 meses que sofri e tomo marevan. ainda o rni não está na modalidade desejada, sofro com dores na perna e na coxa e ainda falta de ar, fadiga e´normal? ivanetevoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  133. Olá meu é Talita.
    Tomo Marevan desde outubro de 2014, tive um trombose venosa cerebral transverso sigmoíde do lado esquerdo, fiquei internada 15 dias na UTI com muito medo. Em abril meu RNI chegou em 0,99 porque eu fiquei alguns dias sem tomar Marevan e isso me custou mais 7 dias na UTI. Bem por falta de conhecimento demorei a chegar a taxa de 2 e 3 mas depois da última internação deu tudo certo!
    Eu nessas duas últimas semanas tomei cervejinha na primeira semana meu RNI estava normal 2,64 e nessa última semana foi em 1,49. Fui ao médico do AMA com medo pq senti dores de cabeça tipo na nuca o doutor me disse que não tinha haver com a trombose a minha dor e poderia ser muscular, mas sou meio neorotica sabe? Procuro doença no google e fico com medo. Hoje descobri que estou resfriada fiquei mais tranquila a dor pode vir daí...
    Gostaria de saber se corro risco de uma nova trombose?? Com RNI 1,49?

    Agradeço desde já beijos.

    ResponderExcluir

Olá tudo bem?! Deixe teu email pra eu te responder?! Ficarei feliz em retribuir!! Estamos no Facebook, Nosso Projetinho Perfeito, passa lá e deixe seu comentário ou encontre a resposta da sua dúvida!!! Informação pode salvar vidas!!!

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito
Clique no ícone amarelo para o Facebook
E-familynet.com Ticker

Total de visualizações de página