"Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre..." Lc 1

(Conteúdo apenas informativo. Nunca dispense opiniões médicas!!)

Agora no Facebook

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Amamentação. Leite Secando, o que fazer?

Você está amamentando e do anda, o bebê chora porque suga, suga e não sai nada. Você pensa: "Cadê meu leite?" E fica desesperada. CAAAAAAAAALMA. A primeira atitude é ter muita calma. O estresse emocional é um dos principais fatores do leite ter uma diminuição na produção. Alguns fatores também contribuem pra esse líquido precioso começar a secar, ou simplesmente sumir:
*Estresse, anciedade,
*Cansaço, fadiga.
*Medicamentos em geral
*Falta de líquidos no corpo
*Bebê que mama pouco
*Mamadas que duram poucos minutos.


Sabe-se que quanto mais o bebê mama, mais leite você terá. Avalie primeiro se o leite é suficiente ou se está faltando. Uma outra forma de controlar se você está amamentando a quantidade indicada é perceber se:
-O bebê usa umas 8 fraldas por dia
-Se o peso está correto conforme a idade dele
-A coloração do cocô do bebê que pode ser acompanhada na cartilha de vacinação da criança.
-Se a criança já não está satisfeita e não quer mamar mais.
Os tipos de amamentação também podem intervir na quantidade de leite produzida.
> Aleitamento materno exclusivo:
Quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama, ou ordenhado. Esta amamentação fará com que você tenha sempre a quantidade adequada de leite para a alimentação do seu bebê.

>Aleitamento materno predominante:
 Quando a criança recebe além do leite, água, sucos, chás, ou derivados. A criança pode se dar por satisfeita por ingerir líquidos e não mamar o suficiente para alimentá-la. A produção pode baixar devido a baixa sucção.

> Aleitamento materno misto ou parcial: 
 Quando a criança recebe além do leite materno, leite de origem animal, ou fórmula, sendo este outro leite um alimento e não um complemento. Isto pode deixar a criança confusa, pois o bico da mamadeira é mais fácil de ser usado, portanto na hora de mamar no peito, ela terá que fazer força, e muitas ficam preguiçosas, chegando a chorar e rejeitar o peito por ter fome e querer saciá-la rapidamente e dar preferência a mamadeira. Uma forma de evitar é retirar seu leite ordenhando e colocar na mamadeira.

> Aleitamento materno complementar: 
É quando a criança recebe além do leite materno, alimentos sólidos, com a finalidade de complementá-lo e não substituí-lo. 

Na minha experiência, tive que dar o leite complementar e incentivar muuuuuito a amamentação, pois o Gabriel ficou bem preguiçoso, chorava, esperneava, se esticava todo pra mamar, mas temos que ter paciência mamães. Tive bastante e hoje ele mama sempre antes de dormir, mesmo tendo mamado uma mamadeira cheia antes. Mama pela manhã, antes do soninho da manhã, duas vezes á tarde, a noite na hora de dormir definitivamente e de madrugada!! Ou seja não desistam, se estiver difícil.
Mas se contudo isso, o leite resolver sumir, como foi comigo, tente as receitinhas antigas da vovó. Eu fiz e deu muuuito, mas muuuito certo. Milho. É minha amiga, coma milho, mas como como você comeu antes. Fiz canjica, fiz bolo salgado, comi milho puro, a pipoca até vale, mas tem muita gordura e sal. 
Fui fazendo isso todos os dias, meu peso não aumentou, em compensação, acordava todos os dias com a cama molhada, com a roupa encharcada, e sempre usei protetor de seio, que tem gel que retém o leite excedente. Isso mesmo, o protetor não dava conta. Disse dava porque hoje meu leite estabilizou e não preciso mais ingerir tanto milho assim, mas ainda faço um reforço de vez enquando. E águaaa, muita, muuuita, água. Afogue-se na água, beba muito, além de deixar a silhueta mais definida, a pele, as unhas, e cabelos (que nessa época estão meio abandonados pela falta de tempo em se cuidar) ficam mais fortes, hidratados e agradecem muitíssimo!!!

Vai lá, faz a experiência, depois me diz se não deu certo. Eu duvidava tantooo, mas deu certo!!!
Para aumentar a produção de leite:

• Deixe o bebê mamar sempre que ele quiser, e por quanto tempo ele quiser. Ofereça os dois seios a cada mamada.


• Evite ao máximo o uso de chupeta, para que ele passe bastante tempo sugando e estimulando o seio.

• Não complemente a amamentação com fórmulas de leite em pó, a não ser em último caso, sob orientação estrita do pediatra. Sua produção de leite vai se ajustar à demanda do bebê. Se você matar a fome dele com a fórmula de leite em pó, ele não vai exigir tanto de suas mamas, e sua produção de leite vai diminuir mais ainda.

• Invista em conseguir que o bebê faça uma boa pega no seio, ou seja, abocanhe a aréola inteira.

• Você pode tentar tirar mais leite depois de cada mamada. Quando o seio se esvazia totalmente, a produção de leite é estimulada. Você pode guardar esse leite para dias em que o bebê parecer estar com mais fome. E, se conseguir quantidade suficiente, pode até guardar para uma eventual saída de casa por mais tempo.

• Há ervas que têm fama de aumentar a produção de leite materno. Entre elas estão o funcho e a erva-doce (anis), que podem ser tomados na forma de chá. Existem chás preparados especialmente para esse fim. Mas é bom conversar com o pediatra ou o ginecologista antes: alguns chás são contra-indicados na fase da amamentação. Não tome chás se não souber a procedência nem exatamente de que ervas eles são feitos.

• Tome muito líquido.

Alguns medicamentos, os antagonistas da dopamina, têm como efeito colateral a elevação dos níveis de prolactina no sangue, o hormônio responsável pela produção de leite logo após o parto. Mas esses remédios também podem ter efeitos negativos. Os médicos às vezes prescrevem alguns deles, como a domperidona e a metoclopramida, para tentar aumentar a produção de leite. Só tome esses medicamentos por orientação médica, pois nem sempre eles são adequados ao seu caso, e não deixe de tentar as outras estratégias.

CUIDADO: O uso desse tipo de medicamento para aumentar a produção de leite não é "oficial", ou seja, não vai estar especificado na bula. Esse é mais um motivo para você jamais se automedicar. Só o médico sabe se você pode ou não tomar o medicamento.

 PACIÊNCIA É FUNDAMENTAL. SEU AMOR É TRANSMITIDO AO SEU BEBÊ. É UM VÍNCULO ÚNICO. NO MOMENTO EM QUE VOCÊ OLHA, OUVE, E SE APROXIMA DO SEU FILHO, O CORPO PRODUZ OCITOCINA, HORMÔNIO RESPONSÁVEL PELA DESCIDA DO LEITE.



BOA SORTE!!


FONTES, ACESSE O LINK:
http://brasil.babycenter.com/baby/amamentacao/problemas-e-solucoes/baixa-producao/http://www.achetudoeregiao.net/ATR/como_o_leite_e_produzido_no_seio.htm
http://pt.scribd.com/doc/51773147/16/PRODUCAO-DO-LEITE-MATERNO




27 comentários:

  1. fabiana e erivelto lopes29 de dezembro de 2011 às 22:36

    olha meu bebe ten 2 meses meu seio nao e suficiente ele chora fica nervozo e nao gosta de mamadeira oque eu foço nao quero parar de amamentar obrigada

    ResponderExcluir
  2. nao deixe de dar mama a sucssao vai ajuda mais tome mto cha de erva doce e milho

    ResponderExcluir
  3. ola fabiana q fez a pergunta meu nome é´regiane minha bebe tem 3meses qndo ela nasceu ate 1 mes tinha mto leite agora sinto q diminuiu bastante mais dou o seio p ela mesmo assim p estimular amo dar mama pq minha primeira filha eu desisti de dar mama qndo ela tinha 1 semama porcausa dos seios raxarem agora usei protetor ela mama q uma beleza e da risadinha qndo mama me sinto mto bem n deixe de dar mama é dificil mais faça o possivel n passe nervosso e descanse bastante isso ajuda espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  4. to muito triste pois voltei a trabalhar minha filha esta com 4 mes tenho mas quatro filhos e nem um eu consegui amamentar mas meu bebe eu estou conseguindo,mas não esta saindo leite do meu peito só da para amentar ele pela mnha e a noite mas sai ´so um pouco e não sai mas estou até chorando quando escrevo me ajudem quero k ela mame mais mas não quer sair leite meu emal gisele.bueno2011@hotmail.com deixem dica no meu email por favor eu peço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele, comovente seu relato. Mas o que indico primeiro é que vc passe em algum médico para averiguar isso. Você voltou a trabalhar, e o estresse do dia a dia pode afetar também a sua produção de leite. Você está se hidratando com bastante água, suco, e líquidos no geral??? Pode ser muitos fatores o seu leite secar está tão pouquinho assim. Tente ficar mais tranquila na hora de amamentar, pois o leite é produzido pelo corpo no momento que o bebê suga. Vc precisa de mabiente tranquilo, ou pelo menos tentar se distrair enquanto amamenta. Espero ter ajudado. Mande notícias viu! Bjus e boa sorte, Deus te abençoe!!!

      Excluir
  5. meus seios secou de veis oque eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consulte sua ginecologista ou obstetra. Tente beber bastante água, comer derivados do milho, canjica, e se nutrir bem. Um médioc pode indicar o uso de alguns medicamentos pro leite "descer" outra vez. Bjus boa sorte!

      Excluir
  6. Sera qe o milho funciona mesmo? Meu leite esta secando, e eu nao quero parar de amamentar.
    Vou experimentar, se funcionar eu volto pra contar :)

    ResponderExcluir
  7. dou muito leite mais um dia,um dos meus seios ficou mais vazio e o outro enorme o que eu faço

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha muito leite e agora meu leite esta secando o eu que faço

    ResponderExcluir
  9. Minha bb ta com 4 meses e meu leite ta secando ela nao pega mamadeira e nao toma nada so no peito mesmo socorro nao quero parar agora me ajude

    ResponderExcluir
  10. Olá! Minha bebê está completando hoje 3 meses, tive muita dificuldade com os seios machucados na primeira semana, e após muita insistência, ela fazendo fono para corrigir a pega, continuei amamentando. Não ofereci mamadeira e nem chupeta, mas estou sentindo que meu leite está "secando". Ontem ela chorou bastante para mamar, resolvi ordenhar e não consegui tirar nada de leite. Estou apavorada!

    ResponderExcluir
  11. olá meu leite secou de vez?
    O que eu faço para voltar? A minha ginecologista diz que não tem mais geito,pois a médica que fez meu parto me receitou Elane 28 usei normal,confiei nela.Não sei o que faço é minha primeira filha,quero amamenta lá até quando ela quiser.

    ResponderExcluir
  12. Olá minha bebê tem 38 dias e, no.começo meu peito explodia, vasava doia, agora de uma.semana pra cá ela nao mama direito e chora muito durante o dia.A noite eu introduzi mamadeira entre as mamadase ela.fixa.tranqüila e dorme.a.noite toda acho qud mey leitw está secando, mas não entendo pq da minha filha mais velha amamentei ela até 2 anos e meio alguma explicação?

    ResponderExcluir
  13. Olá minha bebê tem 38 dias e, no.começo meu peito explodia, vasava doia, agora de uma.semana pra cá ela nao mama direito e chora muito durante o dia.A noite eu introduzi mamadeira entre as mamadase ela.fixa.tranqüila e dorme.a.noite toda acho qud mey leitw está secando, mas não entendo pq da minha filha mais velha amamentei ela até 2 anos e meio alguma explicação?

    ResponderExcluir
  14. Meu BB vai fazer 4 meses, meu peito não enche mais, nem a noite. Eu tinha bastante leite.quando ele começa a mamar demora um pouco eu sentir ele enche, mas e bem pouco.ele não quer pegar mamadeira. Estou tão triste, tão chateada ate Choro pois não quero parar de amamentar.fico com pena do meu BB de madrugada escuto a barriga dele roncar. Dizem que e normal o leite secar, eu não quero que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  15. Meu BB vai fazer 4 meses, meu peito não enche mais, nem a noite. Eu tinha bastante leite.quando ele começa a mamar demora um pouco eu sentir ele enche, mas e bem pouco.ele não quer pegar mamadeira. Estou tão triste, tão chateada ate Choro pois não quero parar de amamentar.fico com pena do meu BB de madrugada escuto a barriga dele roncar. Dizem que e normal o leite secar, eu não quero que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  16. Nada disso resolveu para mim, chás, milho, água nada resolve. Fui ordenhar e sempre sai 30 a 40ml apenas. Não sei mais o que fazer pois queria continuar amamentando. Faço até relactação para estimular a produção e nada resolve. Estou perdida, pois queria muito continuar, meu bb está com 3 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu e-mail é nane.tim@hotmail.com. se alguém tiver uma ideia do que posso fazer mande e-mail, eu agradeço.

      Excluir
  17. Bom dia, meu bebe está com 5 meses há menos de um mes começou a tomar Nan também pois comecei a trabalhar no dia 18/10. Nos primeiros dias, meus seios enchiam demais, vazava muito. De dois dias pra cá comecou a produzir bem menos, ficam murchos, sai leite mais estou preoucupada pois ele adora mamar no peito e eu quero muito continuar dando de mamar, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  18. lisianeklima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, meu nome irislene, to passando por uma crise de dor nas costas, e fiz uso de algumas medicações,com prescrição médica, mas o meu leite reduzio muito, quase não tenho mais,o meu bebê só tem três meses. O que eu faco to desesperada.

    ResponderExcluir

Olá tudo bem?! Deixe teu email pra eu te responder?! Ficarei feliz em retribuir!! Estamos no Facebook, Nosso Projetinho Perfeito, passa lá e deixe seu comentário ou encontre a resposta da sua dúvida!!! Informação pode salvar vidas!!!

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito

Comente aqui e no Facebook Nosso Projetinho Perfeito
Clique no ícone amarelo para o Facebook
E-familynet.com Ticker

Total de visualizações de página